Page Nav

HIDE
Sábado, Julho 26

Pages

A política de juros de Galípolo tem causado forte insatisfação no PT, que não o acusa de sabotador.

O PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elev...


O PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC

Desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023, o PT criticou ferozmente a política de juros do Banco Central, inicialmente mirando Roberto Campos Neto, acusado de “sabotar” o governo com a Selic a 13,75%, que encarecia crédito e dificultava o crescimento.

Lula chegou a dizer que Campos Neto “não entendia de Brasil”, enquanto Gleisi Hoffmann chamava suas decisões de “insanas”.

Com a saída de Campos Neto e a indicação de Gabriel Galípolo por Lula, o PT esperava uma queda nos juros, mas Galípolo surpreendeu ao elevar a Selic para 15% até junho de 2025, seguindo a mesma linha do antecessor para conter a inflação.

O PT, que antes atacava Campos Neto com veemência, adotou cautela com Galípolo, incapaz de acusá-lo de “sabotador” sem enfraquecer o próprio governo.

Gleisi Hoffmann criticou os juros como “incompreensíveis”, mas culpou a “herança maldita” de Campos Neto, enquanto vozes como Glauber Braga apontam que Galípolo mantém a política de juros altos, beneficiando o mercado financeiro.

A oposição, como Luciano Zucco (PL-RS), ironiza, dizendo que Lula não pode mais culpar Campos Neto pelos problemas econômicos.

O silêncio de petistas, antes críticos de Campos Neto, tornou um grande dilema: atacar Galípolo seria enfraquecer ainda mais o presidente Lula, que sofre quedas gigantescas.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

SEEDF cria grupo para desenvolver indicadores e provas acess...

Famílias da rede pública serão beneficiadas com Cartão Unifo...

SEEDF lança edital e nova resolução para as eleições escolar...

Saudosismo

SEEDF normatiza a emissão de diplomas e certificados de curs...

Zoológico de Brasília terá vacinação para crianças no fim de...

GDF vai investir R$ 4 milhões na primeira rodoviária da Cida...

Campanha de imunização contra doenças respiratórias infantis...

Simulado de incêndio no Centro de Infusão do Hospital de Bas...

A AJAB conseguiu uma emenda no PDOT que permitirá avançar na...