Page Nav

HIDE
Quinta, Julho 10

Pages

A política de juros de Galípolo tem causado forte insatisfação no PT, que não o acusa de sabotador.

O PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elev...


O PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC

Desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023, o PT criticou ferozmente a política de juros do Banco Central, inicialmente mirando Roberto Campos Neto, acusado de “sabotar” o governo com a Selic a 13,75%, que encarecia crédito e dificultava o crescimento.

Lula chegou a dizer que Campos Neto “não entendia de Brasil”, enquanto Gleisi Hoffmann chamava suas decisões de “insanas”.

Com a saída de Campos Neto e a indicação de Gabriel Galípolo por Lula, o PT esperava uma queda nos juros, mas Galípolo surpreendeu ao elevar a Selic para 15% até junho de 2025, seguindo a mesma linha do antecessor para conter a inflação.

O PT, que antes atacava Campos Neto com veemência, adotou cautela com Galípolo, incapaz de acusá-lo de “sabotador” sem enfraquecer o próprio governo.

Gleisi Hoffmann criticou os juros como “incompreensíveis”, mas culpou a “herança maldita” de Campos Neto, enquanto vozes como Glauber Braga apontam que Galípolo mantém a política de juros altos, beneficiando o mercado financeiro.

A oposição, como Luciano Zucco (PL-RS), ironiza, dizendo que Lula não pode mais culpar Campos Neto pelos problemas econômicos.

O silêncio de petistas, antes críticos de Campos Neto, tornou um grande dilema: atacar Galípolo seria enfraquecer ainda mais o presidente Lula, que sofre quedas gigantescas.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Adasa esclarece que incidente no Rio do Sal não afeta abaste...

Minas Gerais acumula US$ 21,5 bilhões em exportações no prim...

Governo de Minas promove trilha de desenvolvimento para lide...

Governo de Minas anuncia primeiros classificados do Mestres ...

Minas Gerais reforça compromisso com a Educação Infantil em ...

Governo convoca para posse os 43 recém-nomeados do concurso ...

UBS da Ponte Alta terá capacidade para atender 300 pacientes...

Um ano após modernização, 100% das passagens do transporte p...

Programa de saúde mental contempla estudantes da rede públic...

Agências do trabalhador no DF têm 945 vagas de emprego abert...