Page Nav

HIDE
Quarta, Julho 30

Pages

Câmeras de segurança são instaladas nas UPAs do DF

    Cinco unidades já estão equipadas e sistema de monitoramento começa a ser testado nesta semana Para reforçar a segurança de pacientes e ...

  Cinco unidades já estão equipadas e sistema de monitoramento começa a ser testado nesta semana

Para reforçar a segurança de pacientes e colaboradores, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) iniciou a instalação de câmeras de vigilância em todas as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do DF. As de Ceilândia, Recanto
 das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho já receberam os equipamentos, que entram em fase de testes nesta semana.

A expectativa é que, até o fim de julho, todas as 13 unidades estejam com o sistema de monitoramento 24 horas em funcionamento. Cada UPA será equipada com cerca de 40 câmeras, quantidade que pode variar conforme o porte e a estrutura do local. O sistema também permitirá acesso remoto às imagens em tempo real pelas equipes das unidades.

O objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro para todos, inclusive em situações de grande fluxo ou tensão. Segundo o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, a presença das câmeras inibe comportamentos de risco e ajuda a agir com mais precisão sempre que necessário.

O objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro para todos, inclusive em situações de grande fluxo ou tensão | Foto: Divulgação/IgesDF

“A instalação é parte de uma estratégia para ampliar a vigilância, prevenir situações de risco e aumentar a agilidade na tomada de decisões em casos de emergência. Segurança também é cuidado em saúde”, explica Monteiro.

Segundo o cronograma, ainda em junho serão contempladas as UPAs de Brazlândia, Ceilândia II e Vicente Pires. Em julho, será a vez das unidades do Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina e Riacho Fundo II. A divisão por fases leva em consideração a infraestrutura
 existente e a capacidade de adaptação técnica imediata de cada local.

Para garantir o funcionamento contínuo dos sistemas de vigilância, o Instituto prevê um investimento mensal de aproximadamente R$ 13 mil por unidade, valor destinado à manutenção e operação do serviço.

Da redação doPortal de Notícias, Com informações da Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Nenhum comentário

Pixel

Playoffs de Oitavas de Final Jogo de ida 29.07.2025 - 3ª ...

Campeonato Brasileiro série C Primeira Fase 14ª Rodada 28....

Campeonato Brasileirão Série B | 19ª Rodada 28.07.2025 – 2...

A PF deflagra uma operação contra Moriá; parlamentares do DF...

Cartão agiliza atendimento para pacientes em quimioterapia n...

Agências do trabalhador oferecem 983 vagas de emprego nesta ...

Governo do Distrito Federal reduz em 43,6% a fila de pacient...

Mais notificações e proteção: ações que fortalecem a saúde d...

Secretaria de Saúde reforça importância da prevenção, testag...

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Pri...