Page Nav

HIDE
Sábado, Agosto 2

Pages

Campanha Maio Vermelho é instituída no DF para reforçar prevenção ao Acidente Vascular Cerebral

  Iniciativa promove ações de conscientização sobre sintomas, prevenção e atendimento qualificado na rede pública de saúde Agência Saúde-DF ...

 Iniciativa promove ações de conscientização sobre sintomas, prevenção e atendimento qualificado na rede pública de saúde

Agência Saúde-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) instituiu a Campanha Maio Vermelho, voltada à conscientização da população sobre o acidente vascular cerebral (AVC). A publicação da norma está disponível no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (11).

Durante o mês, entidades e profissionais de saúde devem promover ações informativas sobre fatores de risco, prevenção, identificação precoce dos sintomas e divulgação de estabelecimentos capacitados a atender pacientes com AVC. Entre as atividades previstas estão palestras, treinamentos, eventos, inserções publicitárias e conteúdo midiático.

Risco nacional

No Brasil, o AVC é uma das principais causas de mortes, com uma vítima a cada 7 minutos, chegando a 120 mil por ano, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Cerca de 70% dos sobreviventes ficam com algum grau de incapacidade e 50% se tornam dependentes para a realização de atividades cotidianas. 

Em 2023, o DF registrou mais de R$ 7,4 milhões em custos com internações por derrame, com uma média de R$ 2,9 mil por hospitalização. "Diante desse cenário, o conhecimento amplo sobre sinais e sintomas do AVC torna-se imperativo. A partir da informação, a população pode buscar assistência de forma rápida. O diagnóstico precoce é favorável a uma intervenção médica ágil, que melhora o desfecho clínico e diminui as complicações e mortalidade”, explica a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Edna Maria Marques de Oliveira.

AVC no Quadrado

Com o objetivo de expandir o cuidado para tratar casos de derrame, a Secretaria de Saúde (SES-DF) desenvolveu o projeto “AVC no Quadrado”. A iniciativa amplia a realização da trombólise endovenosa aos hospitais regionais do Gama (HRG) e de Sobradinho (HRS). A terapia estabelecida para tratamento agudo já é realizada no Hospital de Base (HBDF).

A técnica consiste na administração de medicamentos para dissolver o coágulo sanguíneo que bloqueia a artéria afetada, restaurando a normalidade da circulação no cérebro. A cada cem pacientes que passam pelo procedimento, 32 apresentam melhoras clínicas e 13 ficam sem sequelas. 

O projeto ainda conta com o uso do "Telestroke", uma ferramenta de telemedicina que conecta, 24 horas por dia, o HBDF, HRG e HRS a neurologistas especializados. A tecnologia permite diagnóstico e orientação terapêutica em tempo real, especialmente em regiões com escassez de profissionais qualificados no assunto. 

 

Com o objetivo de expandir o cuidado para tratar casos de derrame, a Secretaria de Saúde desenvolveu o projeto "AVC no Quadrado". Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Saúde/DF: Ambulatórios de geriatria do DF somam 56 mil atend...

O GDF reforça segurança e amplia infraestrutura no Parque da...

A falta de ação do Condomínio RK põe famílias sob risco de v...

Saudosismo

Campeonato Brasileirão Série B | 20ª Rodada 01.08.2025 – 6...

Professores da rede estadual de Minas Gerais podem se inscre...

Estudante da rede estadual conquista ouro em olimpíada inter...

Curso de Educação Ambiental está com inscrições abertas até ...

Minas Gerais Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de em...

Governo de Minas reduz tarifa do gás natural canalizado em t...