Page Nav

HIDE
Sexta, Setembro 19

Pages

 




Com patrocínio da Copasa, projeto lança edital para artistas estamparem ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte

 


Projeto selecionará os melhores trabalhos que transformarão os coletivos em galerias itinerantes; inscrições vão até 22/6

Estão abertas as inscrições para o edital do Arte pela Via, projeto com patrocínio pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) que vai transformar ônibus metropolitanos em verdadeiras galerias itinerantes. Artistas de todo o estado podem submeter propostas até 22/6, com trabalhos inspirados no tema “Cidades Fluidas”, na linguagem visual do grafite.

As propostas devem ser submetidas, seguindo os critérios do edital de inscrição, aberto no site do Desdobra Negócios de Impacto,  e serão avaliadas de acordo com a territorialidade e trabalho técnico.

Para a seleção, foram definidos quatro eixos territoriais: regiões Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Leste, Sul e Sudeste, Norte e Jequitinhonha, Centro-Oeste e Triângulo Mineiro. Quatro propostas serão selecionadas, com base na técnica e na representação de diferentes eixos territoriais de Minas Gerais.

A expectativa dos produtores da mostra é alcançar um público de 200 mil pessoas durante os cinco meses de projeto. A previsão é de que 20 ônibus envelopados e mais 150 backbus transformem as ruas em um cenário de arte urbana.

O projeto é realizado pela ResultGestão e, além da Copasa, tem o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade, o acesso à cultura e a valorização da arte.

Viagem inaugural

O projeto estreou com a viagem inaugural do primeiro ônibus temático, que saiu do Terminal Morro Alto, em Vespasiano, na última quinta-feira (5/6). Plotado com a obra “Povo D’água: Memória do Vivido”, do acervo da Copasa. O veículo levou convidados e alunos da Escola Estadual Antenor Pessoa por pontos turísticos de Belo Horizonte.

“A Copasa se orgulha de fazer parte do projeto Arte pela Via. A parceria mostra que a companhia é muito mais do que saneamento, porque água também é cultura, arte e valorização da vida”, afirmou o presidente da Copasa, Fernando Passalio.

Com a expectativa de ser a maior exposição de arte em movimento, a homenagem aos artistas locais começou com a escolha da arte especial da bacia do Rio Doce, feita por funcionários da Copasa.

“É uma honra participar deste projeto que tem como foco trazer a arte urbana para a população e representatividade para os artistas locais”, relatou o diretor e organizador do projeto, Alfredo Henrique Rodrigues.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Saúde: O DF está em alerta para aumento de casos de Síndrome...

Educação-DF: Aluna de escola pública de Ceilândia representa...

Iluminação Pública: P Norte recebe modernização da iluminaçã...

Saúde-DF: O GDF vai investir R$ 40 milhões no novo Centro de...

Copa Sul-Americana Logo. Quartas de Final Jogo de Ida 1...

Campeonato Brasileiro Série A 12ª Rodada (Jogo atrasado) ...

Libertadores Quartas de Final Jogo de Ida 17.09.2025 – 4ª...

A implementação de uma faixa reversível pode ser uma solução...

BRB oferece financiamento de carros elétricos para taxistas ...

Escola pública do Núcleo Bandeirante inaugura auditório em h...