Page Nav

HIDE
Domingo, Julho 20

Pages

Credenciamento de instituições de ensino profissionalizante para o Trilhas de Futuro está aberto

  Instituições têm até 11/6 para se inscrever na sexta edição do projeto e ofertar cursos técnicos gratuitos em todas as regiões do estado O...

 


Instituições têm até 11/6 para se inscrever na sexta edição do projeto e ofertar cursos técnicos gratuitos em todas as regiões do estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), deu início ao processo de credenciamento de instituições interessadas em participar da 6ª edição do Trilhas de Futuro. O prazo para envio das propostas vai até o dia 11/6.

As instituições de ensino profissional, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, poderão se credenciar para ofertar cursos técnicos gratuitos de nível médio. A previsão inicial é de abertura de 50 mil novas vagas, ampliando o acesso à educação profissional em todas as regiões do estado.

Para participar, as instituições devem preencher o formulário disponível no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. Em seguida, é necessário enviar a solicitação formal de credenciamento por meio eletrônico, via peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MG), acompanhada da proposta de cursos técnicos presenciais e da documentação exigida no edital.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a nova edição do programa reafirma o compromisso do Governo de Minas com a formação técnica de qualidade.

“O Trilhas de Futuro tem mudado a vida de milhares de jovens mineiros. Esse novo credenciamento é uma oportunidade para que mais instituições contribuam com essa transformação e ajudem a ampliar a oferta de cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho”, afirmou.

Critérios e resultado do credenciamento

As instituições devem seguir todos os critérios estabelecidos no edital e em seus anexos. A publicação completa, com regras e orientações, foi divulgada na última quinta-feira (29/5) e está disponível no site oficial do programa.

É importante destacar que o credenciamento não implica contratação automática. A seleção das instituições depende da validação da documentação apresentada e da escolha dos estudantes no momento da inscrição, prevista para setembro.

O resultado do credenciamento será divulgado pelo SEI/MG, e a homologação final será publicada no Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais. Em caso de dúvidas, as instituições podem enviar e-mail para: sb.credenciamento.trilhasdefuturo@educacao.mg.gov.br.

Cursos prioritários

Em março, o Governo de Minas publicou a lista de cursos profissionalizantes priorizados para a 6ª edição do projeto. O documento apresenta os pares de municípios e cursos técnicos selecionados, servindo de base para a alocação dos inscritos após o credenciamento das vagas pelas instituições de ensino e o período de inscrição. A lista completa pode ser acessada neste link.

Sobre o Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é o maior projeto de qualificação técnica já realizado pelo Governo de Minas. Lançado em 2021, o projeto oferece cursos gratuitos em instituições públicas e privadas credenciadas, com foco em estudantes do ensino médio e egressos da rede pública.

Desde sua criação, o projeto já formou mais de 76 mil profissionais e conta atualmente com mais de 96 mil alunos em formação. Ao todo, já são mais de 1,2 milhão de inscritos ao longo dos anos, consolidando o Trilhas de Futuro como referência em educação profissional em Minas Gerais.

Da redação do Portal de Notícias

#Trilhas de Futuro #leiepolitica.com.br

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileirão Série B | 17ª Rodada 18.07.2025 – 6ª...

Campeonato Brasileirão Série B | 17ª Rodada 17.07.2025 – 5...

Campeonato Brasileirão Série B | 17ª Rodada 17.07.2025 – 5ª...

Saudosismo

A TV Record afastou Fred Linhares devido ao escândalo envolv...

Recesso Escolar na rede estadual de ensino inicia na próxima...

Governo de Minas anuncia entrega de kit de máquinas agrícola...

DER interdita para manutenção ponte na rodovia LMG-698 na re...

Governo de Minas investe mais de R$ 700 milhões em serviços ...

SEEDF divulga, nesta sexta (18), o resultado das inscrições ...