Page Nav

HIDE
Quinta, Julho 10

Pages

DF aplica mais de 590 mil doses contra gripe, mas índice é baixo entre grávidas

  Segundo Ministério da Saúde, vacina pode ser administrada em qualquer idade gestacional e até 45 dias após o parto Michele Horovits, da Ag...

 Segundo Ministério da Saúde, vacina pode ser administrada em qualquer idade gestacional e até 45 dias após o parto

Michele Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Natalia Moura

As equipes de saúde do Distrito Federal chegaram a mais de 594 mil doses aplicadas contra a gripe, entre janeiro e 22 de junho deste ano. Porém, a procura por parte das gestantes ainda é baixa, com apenas 1,4 mil doses administradas. Mas será que a vacina da influenza é segura para a mãe e o bebê?

Vacina contra gripe é segura para ser administrada em gestantes e puérperas, apresentando poucos efeitos colaterais que somem em um ou dois dias. Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo/Agência Saúde-DF

A gerente da Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde (SES-DF), Tereza Luiza Pereira, afirma que a imunização é considerada a melhor estratégia para prevenção da gripe, reduzindo agravamento da doença, internações e número de óbitos. “A vacina contra a influenza é segura para ser administrada em gestantes e puérperas, apresentando poucos efeitos colaterais, como uma leve dor no braço e febre baixa, que desaparecem em um ou dois dias”, explica. 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pode ser administrada em qualquer idade gestacional e até 45 dias após o parto. Para se proteger, são suficientes apresentar informações sobre a gestação ou um documento que comprove o puerpério.

“Os vírus da influenza tipo A, principalmente os subtipos H1N1 e H3N2, tendem a ser mais agressivos e preocupantes para as gestantes. Eles estão associados a maiores taxas de hospitalização e complicações respiratórias. O tipo B é menos severo. Ainda assim, todo quadro gripal em grávidas deve ser levado muito a sério", reforça a gerente.

Dentre as principais complicações que uma gestante pode enfrentar ao ter influenza estão pneumonia, insuficiência cardiorrespiratória, maior risco de parto prematuro e até óbito materno e/ou fetal.

Alcance dos públicos

O foco da SES-DF é alcançar quem ainda não se vacinou. Além das gestantes, crianças e pessoas com comorbidades também estão entre os que mais preocupam as autoridades sanitárias. 

Toda a população do DF a partir de seis meses de idade pode se vacinar contra a gripe na rede pública. A dose está disponível em 164 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, para se imunizar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Copa do Mundo Clubes - 2025 Semifinal 09.07.2025 – 4ª Feir...

Governadora em exercício, Celina Leão, reforça compromisso ...

A Adasa retoma a arrecadação da Cobrança pelo Uso da Água e ...

A Doutora Jane celebra o sétimo Comitê de Proteção à Mulher,...

Cemig recebe inscrições para edital de R$ 200 milhões em pro...

Governo de Minas inaugura UTI Pediátrica e amplia leitos em ...

Minas Gerais intensifica ações contra a febre amarela e refo...

Policiamento ostensivo e inteligência policial reduzem indic...

Estudantes e professores já podem acessar a 54° edição do Jo...

Agências do trabalhador oferecem 738 vagas de emprego nesta ...