Page Nav

HIDE
Sábado, Julho 19

Pages

Escola estadual e Emater-MG orientam alunos sobre a produção sustentável de alimentos

  Iniciativa em Belmiro Braga busca a implantação de uma horta escolar Produção sustentável de alimentos. Essa é a proposta de uma parceria ...

 


Iniciativa em Belmiro Braga busca a implantação de uma horta escolar

Produção sustentável de alimentos. Essa é a proposta de uma parceria entre a Escola Estadual Belmiro Braga, e o escritório da Emater-MG, em Belmiro Braga, na Zona da Mata, que visa a implantação de uma horta escolar. Os alimentos irão enriquecer a merenda e também serão doados para as famílias dos estudantes.

Legenda

Doze alunos do 2º ano do ensino médio participam da ação. “Em conformidade com a disciplina Educomunicação e Ambientalismo, nós criamos o projeto Sustentabilidade, que visa promover práticas sustentáveis nas comunidades escolar, urbana e rural”, explica a professora Joceline Alvarenga.

A Emater-MG presta assistência técnica ao grupo, que vai desde o preparo do solo até a colheita das hortaliças. “O projeto visa mostrar aos alunos todas as etapas da produção de alimentos e quais as ações que podem tornar o cultivo mais sustentável, preservando o meio ambiente”, diz o técnico da Emater-MG, Rafael Cassador Monteiro.

A horta vai ocupar uma área de 8 m². Os canteiros estão sendo preparados e a expectativa é que em dois meses ocorra a primeira colheita. Serão cultivadas diversas hortaliças, como alface, cebolinha, couve e hortelã. As sementes foram doadas pelas famílias dos alunos.

“A Emater tem uma presença marcante junto à comunidade e conhecimento em agricultura sustentável, familiar e no desenvolvimento rural. Além disso, vai nos ajudar a educar os estudantes sobre a importância da sustentabilidade e suas práticas”, afirma Joceline Alvarenga.

Colaboração especial

O projeto conta com a colaboração da educadora e cozinheira, com mais de 30 anos de experiência, Cidinha Santiago. Natural de Belmiro Braga, ela é autora do livro Receitas de Comidas Típicas e participou de diversos programas de TV. Cidinha oferece cursos de culinária, dedicando-se à valorização de alimentos regionais. “Eu estou muito feliz e animada em abraçar este projeto porque eu, como profissional de gastronomia, acredito nos jovens e numa alimentação sustentável", disse.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileirão Série B | 17ª Rodada 18.07.2025 – 6ª...

Campeonato Brasileirão Série B | 17ª Rodada 17.07.2025 – 5...

Campeonato Brasileirão Série B | 17ª Rodada 17.07.2025 – 5ª...

Saudosismo

A TV Record afastou Fred Linhares devido ao escândalo envolv...

Recesso Escolar na rede estadual de ensino inicia na próxima...

Governo de Minas anuncia entrega de kit de máquinas agrícola...

DER interdita para manutenção ponte na rodovia LMG-698 na re...

Governo de Minas investe mais de R$ 700 milhões em serviços ...

SEEDF divulga, nesta sexta (18), o resultado das inscrições ...