Page Nav

HIDE
Quinta, Agosto 14

Pages

Escola estadual e Emater-MG orientam alunos sobre a produção sustentável de alimentos

 


Iniciativa em Belmiro Braga busca a implantação de uma horta escolar

Produção sustentável de alimentos. Essa é a proposta de uma parceria entre a Escola Estadual Belmiro Braga, e o escritório da Emater-MG, em Belmiro Braga, na Zona da Mata, que visa a implantação de uma horta escolar. Os alimentos irão enriquecer a merenda e também serão doados para as famílias dos estudantes.

Legenda

Doze alunos do 2º ano do ensino médio participam da ação. “Em conformidade com a disciplina Educomunicação e Ambientalismo, nós criamos o projeto Sustentabilidade, que visa promover práticas sustentáveis nas comunidades escolar, urbana e rural”, explica a professora Joceline Alvarenga.

A Emater-MG presta assistência técnica ao grupo, que vai desde o preparo do solo até a colheita das hortaliças. “O projeto visa mostrar aos alunos todas as etapas da produção de alimentos e quais as ações que podem tornar o cultivo mais sustentável, preservando o meio ambiente”, diz o técnico da Emater-MG, Rafael Cassador Monteiro.

A horta vai ocupar uma área de 8 m². Os canteiros estão sendo preparados e a expectativa é que em dois meses ocorra a primeira colheita. Serão cultivadas diversas hortaliças, como alface, cebolinha, couve e hortelã. As sementes foram doadas pelas famílias dos alunos.

“A Emater tem uma presença marcante junto à comunidade e conhecimento em agricultura sustentável, familiar e no desenvolvimento rural. Além disso, vai nos ajudar a educar os estudantes sobre a importância da sustentabilidade e suas práticas”, afirma Joceline Alvarenga.

Colaboração especial

O projeto conta com a colaboração da educadora e cozinheira, com mais de 30 anos de experiência, Cidinha Santiago. Natural de Belmiro Braga, ela é autora do livro Receitas de Comidas Típicas e participou de diversos programas de TV. Cidinha oferece cursos de culinária, dedicando-se à valorização de alimentos regionais. “Eu estou muito feliz e animada em abraçar este projeto porque eu, como profissional de gastronomia, acredito nos jovens e numa alimentação sustentável", disse.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Copa Sul-Americana Logo. Oitavas de Final Jogos de Ida 14...

Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Secretaria de Educaç...

Inscrições abertas para o 14º Circuito de Ciências do Distri...

Escola do Gama recebe ação do 3º Prêmio Candanguinho de Poes...

Secretários de segurança do país discutem ações para fortale...

Referência em pronto-socorro e pediatria, Hospital do Guará ...

Com investimento de R$ 13 milhões do GDF, primeiro Centro Ed...

Reforma do centro cirúrgico do HRSam vai possibilitar aument...

Endereços no Lago Sul ficarão sem energia nesta quinta (14) ...

Libertadores da América Oitavas de Final Jogos de ida 13....