Page Nav

HIDE
Quarta, Julho 16

Pages

Fiéis lotam o Taguaparque para acompanhar missa que encerra programação de Pentecostes

  Celebração religiosa começou no último domingo (1º) e tinha a expectativa de reunir, ao longo da semana, mais de 1,3 milhão pessoas; gover...

 

Celebração religiosa começou no último domingo (1º) e tinha a expectativa de reunir, ao longo da semana, mais de 1,3 milhão pessoas; governador Ibaneis Rocha esteve presente no encerramento.

Uma multidão lotou o Taguaparque, em Taguatinga, neste domingo (8), para acompanhar a missa que encerrou a celebração de Pentecostes. A programação começou no último dia 1º, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, na Ceilândia. No Taguaparque, a festa de fé durou três dias – de sexta (6) até este domingo. A previsão era de que 1,3 milhão de pessoas acompanhassem os eventos ao longo de toda a semana.

O governador Ibaneis Rocha esteve presente na missa que encerrou a programação. “Essa celebração de Pentecostes já se tornou uma festa tradicional aqui do Distrito Federal, reúne grande parte da população. O padre Moacir [Anastácio, fundador da Comunidade Renascidos em Pentecostes, responsável pelo evento] tem se esforçado muito e tem encontrado apoio de todos nós para que a festa seja realizada com maior sucesso. E está aí a prova, já são três dias de comemoração, de louvor ao Divino Espírito Santo, e hoje temos mais um dia de festa, de celebração, fechando esse domingo com muita alegria”, apontou.

 

No sábado, o chefe do Executivo participou da 143ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina. A festividade, que também celebra Pentecostes, é a segunda maior da região administrativa, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha, e foi instituída patrimônio cultural imaterial por meio do decreto nº 34.370/2013.

Tradição

Este ano, a Semana de Pentecostes no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes completou 26 anos de celebração e 25 anos da promessa, de acordo com os ritos, revelada ao padre Moacir por meio das velas de Pentecostes. 

No Taguaparque, o público acompanhou a missa com fé e emoção. “Venho todos os anos. Aqui neste mesmo lugar [onde estava com a cadeira e o guarda-sol] tem dez anos. E é só gratidão. Nem tenho palavras para dizer”, definiu a dona de casa Maria Mota, 62 anos, que veio de São Sebastião para a celebração.

A previsão era de que 1,3 milhão de pessoas acompanhassem os eventos ao longo de toda a semana | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Eu me emociono muito toda vez que eu venho ao Pentecostes, porque saio com a alma lavada. Todas as bênçãos que eu tenho pedido eu recebo. Então, eu venho. É dificuldade? É. Venho pegando ônibus, com cadeira, com sacola, com chuva, mas eu venho. Não tenho com quem vir? Venho com Nossa Senhora. E eu amo estar aqui. Enquanto eu tiver vida, eu vou vir para Pentecostes”, emendou a vendedora Cláudia Maria Brito, 61, moradora de Samambaia.

Já o comerciante Fábio Medina, 37, foi ao evento acompanhado pela filha, Jenyffer Kelly Gomes, a mulher, Leandra Gomes, e a cunhada, Edriana Gomes. “Tem uns cinco anos que eu frequento, conheci por uma amiga, comecei a vir e fui seguindo. A gente vem mais pela fé, mas pela festa também, que é linda. É um momento de muita emoção e de agradecimento”, contou ele, que mora próximo ao Taguaparque. 

“É o primeiro ano que venho nos três dias, e está sendo incrível. Eu sempre gostei muito de vir para as missas, aí é o primeiro ano que eu entendo mais. A gente só veio todo mundo por conta dele mesmo. Ele que tem animado a gente. Mas com certeza vou vir nos próximos anos. Já até me inscrevi para o grupo jovem”, completou Jenyffer, 17.

"Enquanto eu tiver vida, eu vou vir para Pentecostes”, afirmou a vendedora Cláudia Maria Brito, 61, moradora de Samambaia

Apoio

Realizada 50 dias após a Páscoa, a Semana de Pentecostes comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Jesus Cristo. Um dos maiores eventos religiosos do Distrito Federal há 26 anos, a festa recebe apoio logístico do Governo do Distrito Federal (GDF). 

“A orientação do governador foi que nós déssemos todo o apoio necessário para que esse evento saísse e saia todos os anos da melhor forma possível. Este ano, de uma forma muito especial, porque foi delegada a mim uma coordenação de que o alvará para funcionar o evento deveria chegar antes da abertura. Entregamos ao padre Moacir, ele ficou muito feliz, com a certeza de que tudo está sendo feito de maneira correta, dentro das leis que são necessárias”, destacou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) garantiu a recuperação asfáltica da via lateral à Arena Pentecostes, no Taguaparque. A Secretaria de Saúde (SES-DF) garantiu assistência aos fiéis. Em uma tenda, equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem prestaram atendimentos de urgência e emergência, além de aplicarem a vacina contra a influenza.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) promoveu uma operação especial, que incluiu alterações nas vias próximas ao Taguaparque. Também houve reativação da linha circular 351.7 e reforço nos ônibus que levam à região, por parte da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Neste domingo, o público pôde usar ônibus e metrô gratuitamente, por meio do programa Vai de Graça.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

A AJAB procura um aplicativo da Polícia Militar do Distrito ...

GDF e Poder Judiciário firmam parceria para o plantio de 70 ...

Projeto ensina na prática sobre uso consciente do dinheiro p...

Comércio de Minas Gerais com outros estados registra superáv...

Regional de Ubá inicia monitoramento do Programa VigiMinas j...

Escola Classe Café Sem Troco adota modelo inovador para inte...

Conselho de Defesa Social do Governo de Minas discute combat...

Julho Amarelo: Encontro em Montes Claros atualiza profission...

GDF: Consulta com hora marcada otimiza atendimento aos pacie...

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...