Page Nav

HIDE
Segunda, Julho 21

Pages

GDF assina acordo para garantir conservação da Catedral Metropolitana de Brasília

    Firmada durante a celebração dos 55 anos de fundação do tempo, a parceria prevê a manutenção e a preservação contínua do templo em recon...

  


Firmada durante a celebração dos 55 anos de fundação do tempo, a parceria prevê a manutenção e a preservação contínua do templo em reconhecimento à importância histórica, cultural e turística.

A celebração dos 55 anos da Catedral Metropolitana de Brasília foi marcada por dois dias de intensa programação, com missas, louvores, apresentações musicais e barraquinhas de comidas típicas. Como parte das festividades, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), assinou um acordo de cooperação com a Arquidiocese de Brasília para garantir a conservação contínua do templo.

A parceria, oficializada na manhã deste sábado (31) pelo governador Ibaneis Rocha, reconhece a importância histórica, cultural, turística e religiosa da Catedral, um dos marcos arquitetônicos mais emblemáticos de Brasília. O ato de assinatura ocorreu logo após a participação do chefe do Executivo em uma missa de ordenação sacerdotal e antes dos parabéns e do corte festivo do bolo comemorativo ao aniversário da fundação do templo.

Ibaneis Rocha: "Essa data de 55 anos calha muito com esse espírito que nós temos de união entre Estado e igrejas, porque temos tratado com muito carinho todas as religiões aqui no Distrito Federal" | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

 “Esse convênio assinado aqui determina o fomento. Já existem [acordos similares] com outros museus, como o Memorial JK. Outros locais recebem esse aporte do governo para manutenção e nada mais justo do que fazer isso com a nossa querida e linda Capital Metropolitana”, destacou Ibaneis Rocha.

“Essa data de 55 anos calha muito com esse espírito que nós temos de união entre Estado e igrejas, porque temos tratado com muito carinho todas as religiões aqui no Distrito Federal", afirmou o governador que enumerou algumas ações do GDF para o segmento. 

“Nós avançamos em toda a legislação permitindo a regularização dos templos aqui. Regulamentamos a questão da moeda social, que tem ajudado muitos a adquirir os seus terrenos. Ontem nós tivemos um dia de muita alegria para as igrejas por conta da licitação e da determinação nossa de todas as cidades buscarem terrenos para que as igrejas possam expandir o seu trabalho. Foram 40 lotes vendidos. Só temos a comemorar essa parceria que está sendo feita aqui na nossa capital”.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, ressaltou o caráter histórico do momento. “Mais uma vez estamos fazendo história no Distrito Federal, em especial em relação a esse monumento, que é o mais visitado de Brasília. Poder fazer um aporte para as necessidades mais essenciais da Catedral é de suma importância”.

Dom Paulo Cezar Costa celebrou a importância dada pelo GDF à manutenção da Catedral: "É dever nosso que ela esteja cada vez mais bonita e responda a sua vocação de monumento cultural"

“Podermos celebrar esse convênio mostra a importância da Catedral, um monumento de fé e histórico. Todas as pessoas que vêm a Brasília, seja do Brasil ou de outras partes do mundo, visitam a Catedral. [Por isso] É dever nosso que ela esteja cada vez mais bonita e responda a sua vocação de monumento cultural”, reforçou o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

O religioso também aproveitou para agradecer o apoio do GDF nos últimos anos. “Desde que cheguei em Brasília se estabelece, cada vez mais, uma cooperação bonita entre governo e igreja. Essa parceria bonita dignifica a igreja e o Estado e expressa a verdadeira laicidade do Estado, que protege, promove e permite que a igreja exerça a sua missão”, defendeu.

Aniversário da fundação 

A iniciativa reforça a atuação conjunta entre o GDF e a Arquidiocese de Brasília. As comemorações pelos 55 anos da Catedral contaram com apoio financeiro da Secec, em parceria com o Instituto Alvorada. A programação, que teve início na sexta-feira (30) e se encerra neste sábado com uma série de atividades culturais — incluindo batalha de rima, oficinas de culinária e shows com o cantor católico Ulissis Lima e o artista Alexandre Pires.

As comemorações pelos 55 anos da Catedral tiveram como tema “Vivendo a fé, a tradição e a cultura”

 Sob o lema “Vivendo a fé, a tradição e a cultura”, as celebrações não apenas homenagearam o monumento, mas também proporcionaram ao público uma experiência rica em espiritualidade, arte e inclusão social.

“Faz 55 anos que essa igreja foi dedicada como templo para a celebração e o culto. Então, hoje de modo jubiloso, nós agradecemos a Deus por essa oportunidade de nós estarmos experimentando isso que a história nos permite viver”, celebrou o pároco da Catedral, padre Agenor Vieira.

Trabalho conjunto

Ainda em 2024, o GDF também colaborou com a restauração e reativação dos sinos da Catedral, que estavam inativos desde 2018. A manutenção foi possível graças a uma doação do Escritório de Representação de Taiwan no Brasil. 

Paralelamente, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) foi responsável por uma série de serviços no entorno do monumento, como a limpeza dos vitrais, das estátuas dos evangelistas, a lavagem do estacionamento e da entrada principal, além da coleta de resíduos em toda a área externa.

Também no ano passado, o GDF doou à Catedral Metropolitana de Brasília uma cadeira utilizada pelo papa João Paulo II durante visita a Brasília em 1980. O item, considerado uma relíquia sagrada, estava no acervo da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), à disposição do Centro de Internamento e Reeducação que faz parte do Complexo Penitenciário da Papuda, onde João Paulo II se encontrou com detentos e proferiu palavras de encorajamento na época.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas divulga resultado final da segunda etapa do...

Estudantes da rede pública contam com mais de 1.160 ônibus d...

GDF realiza encontro para debater políticas públicas voltada...

Obras do Centro de Educação da Primeira Infância do Taquari ...

Sistema de alerta da Cemig já antecipou 1,8 mil ações para c...

Governo de Minas Gerais Estão abertas as inscrições para a 4...

Vergonha

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Campeonato Brasileiro Série A 15ª Rodada – 19.06.2025 – ...

Deputada Jaqueline Silva apoia a reclassificação no Solar da...