Page Nav

HIDE
Quinta, Julho 10

Pages

GDF fará concurso anual de remoção para servidores da Carreira Assistência à Educação

    Foto: Felipe de Noronha/SEE-DF Profissionais que atuam na rede pública de ensino e ocupam cargos de analista, gestor, monitor e técnico ...

 

 Foto: Felipe de Noronha/SEE-DF

Profissionais que atuam na rede pública de ensino e ocupam cargos de analista, gestor, monitor e técnico dentro da Carreira Assistência à Educação passaram a ter direito à remoção – deslocamento para uma localidade diferente da atual – mediante concurso. A disposição consta da Lei nº 7.692/2025, de autoria do deputado João Cardoso (Avante), publicada no Diário da Câmara Legislativa no dia 12 de junho.

“Os profissionais dessa carreira são essenciais para o funcionamento do sistema educacional público no Distrito Federal, visto que prestam suporte, executam e coordenam atividades técnicas, administrativas e de logística no âmbito da Secretaria de Educação”, comemorou o parlamentar.

A proposição que deu origem à norma legal foi apresentada por Cardoso em 2023, baseada na Lei Complementar nº 840/2011, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Civis do Distrito Federal, que contém previsão quanto à possibilidade de remoção de servidores.

Além disso, a medida já foi adotada pelo GDF no caso dos professores, que têm concursos anuais de remanejamento que podem ser internos (entre unidades escolares vinculadas a uma Coordenação Regional de Ensino) ou externos (entre Coordenações Regionais de Ensino ou para Unidade Administrativa de nível central). 
 

Deputado João Cardoso ( Foto: Carlos Gandra/CLDF)

 

“Buscamos estender à Carreira Assistência à Educação direito similar ao já previsto para servidores da carreira Magistério Público”, completa João Cardoso. Apesar da justificativa, o projeto de lei, após a aprovação dos deputados distritais, foi vetado pelo governador. Ao retornar para a apreciação do plenário da Câmara Legislativa, o veto foi rejeitado e a Lei, promulgada pelo presidente da Casa.

O projeto alterou a Lei nº 5.106/2013 – sobre a carreira Assistência à Educação do Distrito Federal – para incluir, no capítulo que trata de ingresso, habilitação e lotação, a possibilidade de remanejamento, estabelecendo prazo de 60 dias para a pasta da Educação efetivar a remoção.

Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Agência CLDF

Nenhum comentário

Pixel

Copa do Mundo Clubes - 2025 Semifinal 09.07.2025 – 4ª Feir...

Governadora em exercício, Celina Leão, reforça compromisso ...

A Adasa retoma a arrecadação da Cobrança pelo Uso da Água e ...

A Doutora Jane celebra o sétimo Comitê de Proteção à Mulher,...

Cemig recebe inscrições para edital de R$ 200 milhões em pro...

Governo de Minas inaugura UTI Pediátrica e amplia leitos em ...

Minas Gerais intensifica ações contra a febre amarela e refo...

Policiamento ostensivo e inteligência policial reduzem indic...

Estudantes e professores já podem acessar a 54° edição do Jo...

Agências do trabalhador oferecem 738 vagas de emprego nesta ...