Page Nav

HIDE
Terça, Julho 8

Pages

Gestantes aprendem na prática como cuidar de seus bebês

  Encontros gratuitos no Hmib ajudam a preparar mães e acompanhantes para os primeiros dias do recém-nascido, com orientações práticas e aco...

 


Encontros gratuitos no Hmib ajudam a preparar mães e acompanhantes para os primeiros dias do recém-nascido, com orientações práticas e acolhimento multiprofissional

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF

Quais vacinas são aplicadas nos primeiros dias de vida? Como trocar fraldas corretamente? E o banho do bebê, como fazer de forma segura? Com 31 semanas de gestação, Mírian Sales, 28, encontrou as respostas para essas e outras dúvidas, neste sábado (14), durante o curso gratuito para gestantes e acompanhantes promovido no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A iniciativa tem como objetivo preparar mães e sua rede de apoio para os cuidados com o recém-nascido e ocorre todo segundo e quarto sábado do mês, das 9h às 12h, no grande auditório da unidade.

“Como mãezinha de primeira viagem, eu precisava disso. O curso é esclarecedor, empodera e traz segurança. Recomendo para todas as gestantes do DF”, contou Mírian, após participar da aula prática de troca de fraldas. “Amei! Essa prática ajuda a gente a se preparar de verdade”.
 

Durante o curso, são ensinadas técnicas de banho e higiene do bebê, troca de fraldas
​​e até cuidados com coto umbilical. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A atividade faz parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e aborda temas, como adaptação do bebê fora do útero, amamentação, administração correta de medicamentos, prevenção de infecções, cuidados com o coto umbilical, banho, troca de fraldas e os direitos da gestante e do recém-nascido.
 

Os encontros ocorrem todo segundo e quarto sábado do mês, das 9h às 12h,
no grande auditório do Hmib. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Segundo a tutora Priscila Guimarães, é essencial que mães e acompanhantes participem. “Eles aprendem não só os cuidados básicos, mas como evitar infecções e promover um ambiente mais seguro em casa. Os primeiros 28 dias de vida é um período muito importante, pois o bebê está se adaptando ao ambiente, às pessoas, à iluminação”.

A poucos dias de dar à luz à primeira filha, Laura, Viviane Souza, 31, participou do curso ao lado do marido, Alisson Gomes, 33. “É nossa primeira filha, então queremos aprender tudo”, disse. Já Alisson reforçou o impacto da experiência: “Estar aqui é um exercício de amor e responsabilidade. Me sinto mais preparado para cuidar da Laura”.
 

À espera da primeira filha, o casal Viviane Souza e Alisson Gomes participaram juntos do curso. 
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

O curso é ministrado por uma equipe multiprofissional que inclui enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Para a assistente social residente Dáfynne Mello, a proposta é oferecer acolhimento, orientação e segurança. “É um espaço preparado para informar, tirar dúvidas e fortalecer os vínculos familiares. Basta chegar". 


Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

A Adasa comunica suspensão de tarifas a Associação de Produt...

O GDF lança a primeira Política Estadual de Saúde Mental no ...

Proteção contra meningite, vacinação ACWY é disponibilizada ...

Governo de Minas disponibiliza mais de 13 mil vagas em curso...

GDF inicia as obras do Hospital Regional do Recanto das Emas

Escolas mineiras dão início à etapa de produção textual da O...

Programa Multiplica Plus já está avaliando educadores para c...

Saudosismo

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Campeonato Brasileiro Séria C Primeira Fase 11ª Rodada 06....