Page Nav

HIDE
Terça, Julho 29

Pages

Governo de Minas anuncia a 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro Educadores

   Instituições de ensino superior podem se credenciar de 23/6 a 4/7 para oferta de 250 vagas de mestrado A valorização dos profissionais da...

 


 Instituições de ensino superior podem se credenciar de 23/6 a 4/7 para oferta de 250 vagas de mestrado

A valorização dos profissionais da educação acaba de ganhar mais um importante reforço. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou a 4ª edição do Trilhas de Futuro Educadores, que oferece cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, gratuitamente, para servidores efetivos e estáveis da rede estadual.

Nesta edição, serão ofertadas 250 vagas para cursos de mestrado, com formações presenciais e semipresenciais realizadas por instituições de ensino superior (IES) credenciadas. O objetivo é ampliar a qualificação dos educadores e, com isso, contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do ensino público em todo o estado. A previsão é que as inscrições para os servidores interessados nas vagas de mestrado sejam abertas no segundo semestre.

“Este é o primeiro passo para que esses profissionais possam voltar a estudar, se especializar, crescer na carreira e, claro, levar esse conhecimento para dentro das escolas, ajudando a melhorar ainda mais a nossa educação pública”, destacou o governador em exercício Mateus Simões.

A reabertura do edital de credenciamento nº 01/2025 foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais desta terça-feira (17/6) e pode ser acessada neste link.

Desde sua criação, o Trilhas de Futuro Educadores já beneficiou mais de 9,4 mil profissionais em todo o estado, com vagas em cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado, promovendo o desenvolvimento profissional contínuo e o fortalecimento da rede estadual de ensino. Até o momento, 6,2 mil servidores concluíram cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato e stricto sensu.

Credenciamento das instituições

O credenciamento de instituições interessadas em participar desta edição ocorrerá de 23/6 a 4/7. A documentação necessária deve ser enviada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme detalhado no edital.

Poderão se credenciar instituições públicas ou privadas que ofertam cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado) nas seguintes áreas temáticas: Gestão de Projetos; Gestão Pública e Sociedade; Políticas Educacionais; Gestão e Avaliação da Educação Pública; Educação de Jovens e Adultos; Docência – Formação, Trabalho e Práticas Educativas; Gestão da Inovação; Educação Ambiental; Gestão Financeira Escolar e Educação Especial Inclusiva.

As instituições já credenciadas em edições anteriores, com documentação vigente, também poderão participar. Para isso, devem apresentar uma nova proposta técnico-pedagógica, conforme as exigências do edital.

Mais informações sobre o processo de credenciamento estão disponíveis no site oficial do Trilhas Educadores. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: duvidas.trilhaseducadores@educacao.mg.gov.br.

Formação com impacto internacional

Entre os exemplos de impacto do projeto está a professora de inglês Josiane Ferreira, que atualmente cursa mestrado na Faculdade Dom Helder Câmara, por meio do Trilhas de Futuro Educadores. Recentemente, ela e outros três colegas tiveram artigos aprovados para apresentação no Congresso Internacional de Direito, realizado entre os dias 28 e 30/5, na cidade de Perugia, na Itália.

“Nos meus minutos de apresentação, expliquei como cheguei até lá pelo Trilhas. Representantes de vários estados do Brasil e da própria Itália ficaram admirados com o projeto”, relata a professora Josiane.

A participação foi viabilizada com apoio institucional do projeto, que garantiu o afastamento legal dos educadores. A jornada rumo à certificação inclui uma série de exigências acadêmicas, entre elas a produção científica. A aprovação de artigos em congressos internacionais representa um marco importante na trajetória de formação dos participantes.

A experiência na Itália, que reuniu especialistas de renome internacional, foi considerada um divisor de águas na formação dos educadores mineiros, ampliando horizontes acadêmicos e culturais com impacto direto na prática docente. 

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileiro Série C Primeira Fase 14ª Rodada 27....

Campeonato Brasileirão Série B | 19ª Rodada 27.07.2025 – Do...

Campeonato Brasileiro Série A 17ª Rodada 27.07.2025 – Dom...

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Tema averbação de tempo de serviço fecha série de vídeos sob...

Minas consolida o segundo maior Arranjo Produtivo Local do s...

Homologada licitação para a construção da ponte que vai liga...

Campanha arrecada livros para bibliotecas de unidades prisio...

Condomínio no Jardim Botânico terá desligamento programado d...

Agências do trabalhador têm vagas com salários de mais de R$...