Page Nav

HIDE
Sexta, Julho 25

Pages

Hospitais do DF são avaliados sobre boas práticas em todas as etapas da gestação

    Visitas técnicas focam em certificação de atenção ao pré-natal, parto e pós-parto. Unidades serão classificadas por selos de qualidade e...

  Visitas técnicas focam em certificação de atenção ao pré-natal, parto e pós-parto. Unidades serão classificadas por selos de qualidade em setembro

Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Durante maio e junho deste ano, os centros obstétricos dos hospitais públicos do Distrito Federal receberam visitas para avaliação e futura certificação em boas práticas de atenção ao pré-natal, parto e pós-parto. A iniciativa busca reconhecer e estimular o aprimoramento do cuidado oferecido às gestantes e aos recém-nascidos na rede da Secretaria de Saúde (SES-DF). 
 

Durante as visitas técnicas, foram inspecionados o centro obstétrico, o alojamento conjunto e a gestão das unidades. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF


Segundo a gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da SES-DF e coordenadora da Rede Cegonha, Gabrielle Mendonça, a certificação é uma forma de reconhecer as unidades pela atuação. “Os hospitais vêm desenvolvendo, ao longo dos anos, um trabalho de qualificação do parto ao nascimento, visando sobretudo um cuidado seguro e humanizado, baseado em evidências científicas”, afirma.

Durante as visitas técnicas, foram inspecionados o centro obstétrico, o alojamento conjunto e a gestão das unidades. Também foram avaliados o alcance e a manutenção de indicadores, como o percentual de partos normais e vaginais assistidos por enfermeiras obstetras, de infecções pós-cesáreas, entre outros.

A partir desses pontos verificados, os hospitais serão classificados nos selos ouro, prata ou bronze. A entrega da certificação está prevista para setembro.

Dados e diagnóstico

Essa qualificação é uma ação conjunta do Grupo Condutor Distrital da Rede Cegonha e da Gerência de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Os dados resultantes irão servir para o diagnóstico situacional da rede materno-infantil do DF. 
 

Dados coletados no processo de certificação irão servir para obter um diagnóstico situacional da rede materno-infantil no DF. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF


“Com as informações levantadas no processo de certificação, será possível identificar fragilidades e potencialidades dos serviços, subsidiando a formulação de ações qualificadas para a melhoria contínua da atenção obstétrica e neonatal”, explica Mendonça. 


Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

A AJAB conseguiu uma emenda no PDOT que permitirá avançar na...

Copa Sul-Americana Logo. Playoffs de Oitavas de Final Jog...

Copa Sul-Americana Logo. Playoffs de Oitavas de Final Jogo...

Estudantes da rede pública iniciam intercâmbio internacional...

Educadoras mineiras ganham viagem à sede do Google nos EUA p...

Inscrições para curso de cuidados com saúde vocal do profess...

Cievs Regional de Montes Claros atualiza profissionais de Sã...

SES-MG disponibiliza recursos para adequação da infraestrutu...

Montes Claros sedia 1ª Virada Oncológica do Norte de Minas n...

GDF homenageia forças de segurança por desempenho nos Jogos ...