Page Nav

HIDE
Quinta, Agosto 14

Pages

Hospital Municipal de Ipatinga realiza primeira captação de múltiplos órgãos com apoio do MG Transplantes

 

Captação efetivada com a rede estadual tirou cinco pacientes da fila de espera por órgãos 

O Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga, realizou a primeira captação de múltiplos órgãos. O feito histórico, concluído na última quarta-feira (28/5), marca a integração do hospital ao MG Transplantes, o sistema de transplantes de Minas Gerais.

O paciente doador estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Após ser diagnosticado com morte encefálica, foi realizada a abordagem da equipe à família. A captação viabilizada e coordenada pelo MG Transplantes contou com a retirada dos rins, fígado e córneas, possibilitando, assim, a doação desses órgãos e tecidos para até cinco pacientes que aguardavam na fila.

O diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, relata que um dos principais desafios para a captação de órgãos em Minas Gerais, é o tamanho do estado.

“Minas é um estado muito grande, com muitas diferenças sociais e econômicas. Costumo lembrar que Minas Gerais é um Brasil. A captação realizada em Ipatinga se torna histórica justamente por vencer as barreiras físicas do estado”, celebra o diretor do MG Transplantes.

Omar reitera que profissionais vêm sendo treinados para realizar uma captação mais segura e eficaz. Os cursos, ministrados para os profissionais da saúde, vão desde o diagnóstico da morte encefálica até o contato com a família do paciente sobre a possibilidade de doação, o que não é um processo simples.

Apesar de enfatizar que os profissionais vêm sendo treinados, Omar diz que é essencial manter a comunicação entre o MG Transplantes e os cidadãos.

“A conscientização da população a respeito da doação de órgãos é extremamente necessária, pois com a diminuição da recusa dos familiares, as notificações tendem a aumentar e, consequentemente, mais vidas serão salvas”, conclui o diretor, que lembra que, no Brasil, as efetivações de doações de órgãos e tecidos só são possíveis com a autorização da família.

Para saber mais sobre a doação de órgãos e tecidos, clique aqui.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Secretário de Saúde visita hospitais e prevê ampliação de se...

Minas Gerais inicia segundo semestre com mais de 69 mil empr...

Governo de Minas alcança R$ 3 bilhões em investimentos na in...

Copa Sul-Americana Logo. Oitavas de Final Jogos de Ida 14...

Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Secretaria de Educaç...

Inscrições abertas para o 14º Circuito de Ciências do Distri...

Escola do Gama recebe ação do 3º Prêmio Candanguinho de Poes...

Secretários de segurança do país discutem ações para fortale...

Referência em pronto-socorro e pediatria, Hospital do Guará ...

Com investimento de R$ 13 milhões do GDF, primeiro Centro Ed...