Page Nav

HIDE
Terça, Julho 29

Pages

Minas Gerais conclui obras de dessalinização e leva água potável a 28 mil pessoas no semiárido

  Comunidades rurais foram atendidas em 26 municípios pelo Programa Água Doce, que entra em nova fase com mais investimentos O  Governo de M...

 


Comunidades rurais foram atendidas em 26 municípios pelo Programa Água Doce, que entra em nova fase com mais investimentos

Governo de Minas Gerais finalizou as obras de implantação de sistemas de dessalinização em 69 comunidades rurais do semiárido mineiro, garantindo acesso à água potável para cerca de 28 mil pessoas.

A iniciativa faz parte do Programa Água Doce (PAD), coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), em parceria com o Governo Federal.

As intervenções ocorreram em 26 municípios localizados em uma das regiões mais atingidas pela seca no estado. A primeira entrega aconteceu em maio de 2022, em Mato Verde, e a última foi finalizada em maio deste ano, no município de Jordânia.

"É uma alegria entregar estas obras, que já estão beneficiando milhares de famílias afetadas pela escassez hídrica e que nunca foram vistas pelas gestões passadas. O acesso à água potável, este bem essencial à sobrevivência, seguirá como nossa prioridade", disse o governador em exercício Mateus Simões.

Os sistemas entregues incluem estruturas completas de captação, tratamento e distribuição da água, com adaptações específicas para as realidades locais. Além da obra física, o programa também oferece oficinas de sustentabilidade e ações de mobilização social, com foco na gestão compartilhada e no uso consciente da água.

"Mais do que dessalinizar, esses sistemas tornam a água potável em regiões onde antes só havia caminhão-pipa. Estamos levando dignidade a comunidades que, por muito tempo, foram esquecidas", destacou a secretária de Estado da Semad-MG, Marília Melo.

Para o subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, o programa vai além da infraestrutura. “Não se trata apenas de executar obras, mas de garantir dignidade, saúde e permanência das famílias no território. O sucesso do Programa Água Doce em Minas Gerais reflete uma gestão comprometida com resultados efetivos", afirmou.

O convênio do PAD havia sido paralisado até 2020, quando foi retomado pela atual gestão estadual. A iniciativa fortalece o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades no acesso à água potável, especialmente em regiões de alta vulnerabilidade social e climática.

O coordenador estadual do PAD, Kleynner Lopes, reforçou que o trabalho continua mesmo após a conclusão das estruturas. “A entrega dos sistemas é apenas uma etapa. As oficinas de mobilização e sustentabilidade são essenciais para garantir o correto funcionamento e o engajamento da população”, disse.

Municípios celebram transformação

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Mato Verde, Cristiano Neto, conta que o Programa Água Doce atende mais de 130 famílias nos distritos de Cristino e Cristino II. 

“O programa veio trazer respeito e dignidade para a população. Ele trouxe saúde e água de qualidade. A população tem acesso a 20 litros de água por dia para cada cidadão. Além disso, existe a possibilidade de geração de emprego e renda para a população com a criação de peixes, o que fomenta ainda mais o Programa Água Doce, que veio para ficar”, diz.

Para Maria Aparecida da Silva, moradora de uma das comunidades beneficiadas, o impacto é direto no cotidiano. “A água foi muito boa para nós. Ela é necessária para as coisas mais básicas do dia a dia. É algo que não pode nos faltar, porque é vida e saúde”, contou.

Próximos passos

Na segunda fase do programa, serão implantados mais 30 sistemas de abastecimento em comunidades rurais, com investimento de R$ 11,2 milhões, por meio de termo de compromisso entre a Semad e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A expectativa é que mais 16 mil habitantes sejam beneficiados na segunda etapa.  

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

A PF deflagra uma operação contra Moriá; parlamentares do DF...

Cartão agiliza atendimento para pacientes em quimioterapia n...

Agências do trabalhador oferecem 983 vagas de emprego nesta ...

Governo do Distrito Federal reduz em 43,6% a fila de pacient...

Mais notificações e proteção: ações que fortalecem a saúde d...

Secretaria de Saúde reforça importância da prevenção, testag...

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Pri...

SES-DF e Fiocruz Brasília iniciam curso de formação da Rede ...

Campeonato Brasileiro Série C Primeira Fase 14ª Rodada 27....

Campeonato Brasileirão Série B | 19ª Rodada 27.07.2025 – Do...