Page Nav

HIDE
Quinta, Julho 10

Pages

Minas Gerais: Secretaria de Educação promove webinário para fortalecer ações antirracistas nas escolas públicas

    Iniciativa faz parte do projeto Ginga, que reforça o compromisso da rede estadual com a equidade racial e a valorização da diversidade A...

  


Iniciativa faz parte do projeto Ginga, que reforça o compromisso da rede estadual com a equidade racial e a valorização da diversidade

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, nesta terça-feira (24/6), um webinário voltado a educadores da rede estadual com foco na construção de uma educação antirracista. A ação integra o projeto Ginga: Construindo uma Educação Antirracista em Minas Gerais, realizado em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).


Durante o encontro virtual, foram apresentados recursos pedagógicos e estratégias para a construção de uma escola antirracista, em contraposição ao racismo institucional. Os participantes puderam conhecer a metodologia do projeto, que inclui vídeos como ferramenta didática, cartilhas formativas e sequências didáticas voltadas para promover a equidade e o pertencimento no cotidiano das salas de aula.

Todo o conteúdo didático da campanha estará disponível nos próximos dias no site da SEE/MG. Já a transmissão do webinário pode ser assistida na íntegra pelo canal da pasta no YouTube.

Na abertura do evento, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destacou o papel estratégico do projeto na rede estadual. “O Ginga foi criado para fortalecer a construção de uma escola antirracista, mais justa e inclusiva para todos os nossos estudantes. É uma ação que se soma a tantas outras da nossa rede, com foco na melhoria da aprendizagem e na valorização da diversidade”, afirmou.

Professora da rede há mais de 25 anos e diretora do Instituto Agô, Iara Viana, uma das idealizadoras do projeto, também ressaltou o impacto da iniciativa. “Esse movimento nos convoca para um movimento intencional para olhar para todos os estudantes e perceber que há nuances diferentes de ensino e aprendizagem para cada estudante. Vamos discutir equidade e reconhecer que as pessoas são diferentes”, afirmou.

Sobre o Ginga

O projeto Ginga foi lançado em dezembro de 2024 e terá duração de 18 meses. A expectativa é que ele impacte diretamente as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e cerca de 3.400 escolas da rede estadual.

A proposta dialoga com a realidade da rede pública mineira, composta majoritariamente por estudantes autodeclarados pretos ou pardos — que representam 62,6% das matrículas. Nos cursos do Trilhas de Futuro, programa de formação técnica e profissional do Governo de Minas, essa média chega a 66,7%.

O alinhamento do Ginga com outras políticas públicas da educação estadual fortalece o protagonismo estudantil e valoriza uma gestão pedagógica comprometida com a equidade racial, o respeito à diversidade e a transformação social.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Copa do Mundo Clubes - 2025 Semifinal 09.07.2025 – 4ª Feir...

Governadora em exercício, Celina Leão, reforça compromisso ...

A Adasa retoma a arrecadação da Cobrança pelo Uso da Água e ...

A Doutora Jane celebra o sétimo Comitê de Proteção à Mulher,...

Cemig recebe inscrições para edital de R$ 200 milhões em pro...

Governo de Minas inaugura UTI Pediátrica e amplia leitos em ...

Minas Gerais intensifica ações contra a febre amarela e refo...

Policiamento ostensivo e inteligência policial reduzem indic...

Estudantes e professores já podem acessar a 54° edição do Jo...

Agências do trabalhador oferecem 738 vagas de emprego nesta ...