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Minas lança projeto de formação para professores recém-nomeados na rede estadual

  Iniciativa oferece mentoria, tutoria e capacitação prática a professores em início de carreira e impulsiona a qualidade do ensino público ...

 


Iniciativa oferece mentoria, tutoria e capacitação prática a professores em início de carreira e impulsiona a qualidade do ensino público

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), lançou nesta quarta-feira (11/6), o “Ser Docente”, projeto de formação continuada voltado aos professores recém-nomeados da rede estadual. A iniciativa tem como objetivo preparar os educadores em estágio probatório para os desafios da sala de aula, com apoio direto de mentores experientes e formação alinhada às diretrizes educacionais do estado.

Instituído pela Resolução SEE Nº 5.166/2025, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, o projeto busca fortalecer a atuação dos novos docentes por meio do desenvolvimento de competências pedagógicas e da integração ao ambiente escolar. A proposta é oferecer uma formação prática, contextualizada e com foco na melhoria do ensino público em Minas Gerais.

Para a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia dos Santos, a iniciativa é mais um passo na valorização da carreira docente. 

“Estamos investindo na base da trajetória profissional dos nossos professores. O Ser Docente é uma política estruturada, que garante acolhimento, formação e acompanhamento aos educadores que estão iniciando sua jornada na rede estadual. É uma forma de assegurar que eles se sintam preparados, motivados e parte de um projeto coletivo de transformação da educação pública em Minas Gerais”, comenta. 

Formação em módulos

As formações terão início no segundo semestre deste ano e serão realizadas durante o período de estágio probatório dos professores (que tem duração de três anos). Os prazos para participação, a alocação dos profissionais nas turmas e os critérios de avaliação serão definidos por meio de instruções complementares à Resolução.

O Ser Docente será composto por módulos formativos que abordam desde a troca de experiências pedagógicas até o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício pleno da docência. A formação contará com a atuação de mentores — professores efetivos da rede — e tutores com experiência em formação de educadores, oferecendo suporte contínuo durante todo o estágio probatório.

Segundo Gláucia dos Santos, essa é uma ação estratégica para garantir a qualidade do ensino nas escolas da rede. “Ao final do processo, espera-se que os professores recém-nomeados estejam plenamente integrados à rede e aptos a oferecer um ensino de excelência aos estudantes mineiros”, destaca a subsecretária.

Parceria com universidade pública

O projeto será executado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), referência nacional em avaliação e formação docente. A instituição já atua em outros projetos da SEE/MG, como o Simave e o Trilhas de Futuro Educadores, e trará sua expertise para garantir uma formação eficiente e de qualidade aos novos professores.

Processo seletivo para tutores e mentores

Professores e especialistas efetivos e estáveis da rede estadual que desejarem atuar como mentores ou tutores no programa já podem se inscrever no Processo Seletivo Interno (PSI), que segue aberto até o dia 24/6. Os mentores serão remunerados por meio da extensão ou redução da carga horária, conforme previsto em edital. Os tutores, por sua vez, receberão uma bolsa concedida pela CAEd/UFJF.

O Edital nº 7/2025, com todas as informações sobre o processo seletivo, foi publicado também nesta quarta-feira (11/6) e está disponível neste site. Em caso de dúvidas, os servidores podem entrar em contato por meio do e-mail: pss@educacao.mg.gov.br 

Da redação do Portal de Notícias

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