Page Nav

HIDE
Domingo, Julho 13

Pages

Minas recebe o maior evento de saúde pública do mundo

  Encontro destaca inovações do SUS e promove troca de experiências exitosas Reunião do Comitê Orientador de Saneamento de Minas foi realiza...

 

Encontro destaca inovações do SUS e promove troca de experiências exitosas

Reunião do Comitê Orientador de Saneamento de Minas foi realizada em Brasília nesta sexta (13/6). Investimento de R$ 7,54 bi vai garantir melhorias em 200 municípios

De 15 a 18 de junho, Belo Horizonte será o epicentro das discussões sobre saúde pública ao sediar o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Com o tema “Início de Gestão”, o evento reunirá, no Expominas, milhares de gestores, profissionais e autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando-se como o maior congresso de saúde pública do mundo. Minas Gerais é anfitriã da edição de 2025, com papel estratégico na infraestrutura, logística e promoção de suas experiências exitosas.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Lopes, destacou a importância do congresso para Minas Gerais e o esforço do Governo do Estado para sediá-lo. “Há mais de um ano e meio, Minas apresentou sua candidatura para receber o Congresso do Conasems. Nossa responsabilidade é garantir toda a infraestrutura necessária, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), além de reforçar a parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG)”, afirmou.

Poliana também enfatizou o bom momento da relação com os municípios. “Vivemos uma fase de forte colaboração com os gestores locais. Sediar esse evento é uma oportunidade única de mostrar ao país como temos construído soluções conjuntas e inovadoras em saúde pública”.

O congresso será um espaço privilegiado para o compartilhamento de políticas públicas e inovações tecnológicas na área da saúde. Entre os destaques apresentados por Minas Gerais estão o uso de drones no monitoramento da dengue, a estratégia dos Vacimóveis para ampliar o acesso à vacinação, o programa Transporta SUS e o Suporte Aéreo Avançado de Vida. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também levará experiências como o Teste do Pezinho Ampliado – que já triou mais de 640 mil recém-nascidos – e os avanços na cobertura do Samu 192.

O evento ocorre em um momento estratégico para a gestão municipal, já que 2025 marca o início de novos ciclos de planejamento, com a elaboração dos Planos Plurianuais (PPA) e dos Planos de Saúde. O alinhamento entre esses instrumentos e as diretrizes estaduais e federais será uma das pautas centrais do congresso.

A SES-MG contará com um estande interativo, voltado para o acolhimento, a troca de experiências e o aprendizado. Nos dias 16, 17 e 18 de junho, das 9h às 17h, especialistas de diversas áreas estarão disponíveis para dialogar com os participantes e apresentar políticas públicas nas áreas de financiamento, planejamento, vigilância em saúde, oncologia, assistência farmacêutica, regulação e transporte sanitário.

O congresso também abrigará a 20ª edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS, que reconhece e divulga boas práticas de saúde desenvolvidas por municípios de todo o país.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileiro Série C Primeira Fase 12ª Rodada 12...

Campeonato Brasileirão Série B | 16ª Rodada 12.07.2025 – S...

Campeonato Brasileiro Série A 13ª Rodada – 12.06.2025 – S...

Governadora em exercício Celina Leão traz novidade para os u...

Campo sintético em Samambaia é reformado e vira espaço de la...

GDF investe mais de R$ 7 milhões em obras de infraestrutura ...

Vice-governadora do DF, Celina Leão fez a entrega de Blocos ...

Governador participa de feira de agronegócios em Três Coraçõ...

Eleitos para o Conselho de Juventude do DF querem estreitar ...

Vice-governador analisa impacto na economia mineira com a ta...