Page Nav

HIDE
Quarta, Julho 30

Pages

Minas recebe o maior evento de saúde pública do mundo

  Encontro destaca inovações do SUS e promove troca de experiências exitosas Reunião do Comitê Orientador de Saneamento de Minas foi realiza...

 

Encontro destaca inovações do SUS e promove troca de experiências exitosas

Reunião do Comitê Orientador de Saneamento de Minas foi realizada em Brasília nesta sexta (13/6). Investimento de R$ 7,54 bi vai garantir melhorias em 200 municípios

De 15 a 18 de junho, Belo Horizonte será o epicentro das discussões sobre saúde pública ao sediar o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Com o tema “Início de Gestão”, o evento reunirá, no Expominas, milhares de gestores, profissionais e autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando-se como o maior congresso de saúde pública do mundo. Minas Gerais é anfitriã da edição de 2025, com papel estratégico na infraestrutura, logística e promoção de suas experiências exitosas.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Lopes, destacou a importância do congresso para Minas Gerais e o esforço do Governo do Estado para sediá-lo. “Há mais de um ano e meio, Minas apresentou sua candidatura para receber o Congresso do Conasems. Nossa responsabilidade é garantir toda a infraestrutura necessária, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), além de reforçar a parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG)”, afirmou.

Poliana também enfatizou o bom momento da relação com os municípios. “Vivemos uma fase de forte colaboração com os gestores locais. Sediar esse evento é uma oportunidade única de mostrar ao país como temos construído soluções conjuntas e inovadoras em saúde pública”.

O congresso será um espaço privilegiado para o compartilhamento de políticas públicas e inovações tecnológicas na área da saúde. Entre os destaques apresentados por Minas Gerais estão o uso de drones no monitoramento da dengue, a estratégia dos Vacimóveis para ampliar o acesso à vacinação, o programa Transporta SUS e o Suporte Aéreo Avançado de Vida. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também levará experiências como o Teste do Pezinho Ampliado – que já triou mais de 640 mil recém-nascidos – e os avanços na cobertura do Samu 192.

O evento ocorre em um momento estratégico para a gestão municipal, já que 2025 marca o início de novos ciclos de planejamento, com a elaboração dos Planos Plurianuais (PPA) e dos Planos de Saúde. O alinhamento entre esses instrumentos e as diretrizes estaduais e federais será uma das pautas centrais do congresso.

A SES-MG contará com um estande interativo, voltado para o acolhimento, a troca de experiências e o aprendizado. Nos dias 16, 17 e 18 de junho, das 9h às 17h, especialistas de diversas áreas estarão disponíveis para dialogar com os participantes e apresentar políticas públicas nas áreas de financiamento, planejamento, vigilância em saúde, oncologia, assistência farmacêutica, regulação e transporte sanitário.

O congresso também abrigará a 20ª edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS, que reconhece e divulga boas práticas de saúde desenvolvidas por municípios de todo o país.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Saudosismo

Campeonato Brasileirão Série B | 19ª Rodada 29.07.2025 – ...

Campeonato Brasileiro Série A 17ª Rodada Jogo atrasado...

Estudantes mineiros acessam mais de 740 mil livros digitais ...

Governo de Minas inicia campanha Agosto Dourado para incenti...

Governo de Minas investe na saúde do Vetor Norte de Belo Hor...

Formação gratuita para educadores com foco em sustentabilida...

Estudantes mineiros acessam mais de 740 mil livros digitais ...

Abertas as inscrições para formação de professores em prátic...

Revalidação de inscrições para creches públicas começa nesta...