Centro Especializado oferece atendimento multidisciplinar. Tratamento envolve mudança de hábitos, até mesmo de toda a família Karinne Vi...
Centro Especializado oferece atendimento multidisciplinar. Tratamento envolve mudança de hábitos, até mesmo de toda a família
Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Conscientização
Celebrado no início deste mês (3), o Dia de Conscientização contra a Obesidade Infantil chama atenção para os riscos do excesso de peso na infância e reforça a importância de hábitos saudáveis desde cedo. No Distrito Federal, uma em cada dez crianças está acima do peso, segundo o último Boletim de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) elaborado com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde.
Para tratar casos graves de obesidade infantil, o Cedoh oferece atendimento multidisciplinar a crianças e jovens de todas as Regiões de Saúde do DF, por meio do Programa de Obesidade Infantil e do Adolescente. Miguel é um desses pacientes, onde é atendido por uma equipe de endocrinopediatra, nutricionista, psicóloga e terapeuta ocupacional.

Nutricionista do Cedoh, Camila Pessoa afirma que a obesidade infantil é uma doença crônica, multifatorial e ainda pouco reconhecida pelas famílias como algo sério. "Muitos pacientes já chegam ao centro com comorbidades, como diabetes e hipertensão. A importância da data, portanto, está em conscientizar pais e responsáveis a agir antes que o quadro se agrave."

Na rede pública, ao serem identificados com obesidade em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a criança ou o adolescente são inseridos no Sistema de Regulação para que recebam o adequado encaminhamento.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário