Page Nav

HIDE
Terça, Julho 22

Pages

Operação DF Livre de Carcaças já retirou mais de 5 mil veículos abandonados das ruas da capital

  Somente em 2024, equipes recolheram 2,8 mil carros; ação é essencial na garantia da ordem pública e também integra o plano de enfrentament...

 Somente em 2024, equipes recolheram 2,8 mil carros; ação é essencial na garantia da ordem pública e também integra o plano de enfrentamento aos focos do mosquito da dengue 

Com o objetivo de reforçar a segurança nas cidades, eliminar focos de proliferação de doenças e zelar pela ordem urbana, o Governo do Distrito Federal (GDF) já recolheu mais de 5 mil veículos abandonados em vias públicas por meio da operação DF Livre de Carcaças. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), por meio da Subsecretaria de Integração e Políticas de Segurança Pública, a iniciativa vem apresentando crescimento contínuo nos resultados.

Quase 630 veículos já foram recolhidos de janeiro a abril deste ano | Foto: Divulgação/SSP-DF

Somente em 2024, foram retirados das ruas mais de 2,8 mil veículos em estado de abandono – número que ultrapassa a metade do total recolhido desde o início da operação, em fevereiro de 2020. De janeiro a abril deste ano, outros 628 veículos foram removidos, o que equivale a mais de 12% do total.

“Para a população, há uma visível melhoria da ordem pública, com impactos diretos na sensação de segurança, já que esses veículos podem ser usados como esconderijos para práticas criminosas”,  destaca a chefe do Núcleo de Integração para Monitoramento e Tratamento de Desordens  da SSP-DF, Letízia Fernandes de Lourenço.

A operação também integra o conjunto de ações do GDF no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do recolhimento dos veículos, as equipes da subsecretaria desenvolvem ações educativas junto aos proprietários, moradores e comerciantes para conscientizar sobre os riscos e orientar a remoção voluntária dos veículos e carcaças. “Estamos em fase de aprimoramento da operação, com foco em ampliar os recolhimentos e buscar uma destinação definitiva para esses veículos”, pontua Letízia.

Identificação dos veículos

Denúncias sobre carros abandonados podem ser feitas por telefone, e-mail ou pelos conselhos comunitários de segurança (Consegs) | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

A maior parte dos veículos é localizada a partir de denúncias feitas pela população, principalmente por meio da Ouvidoria do GDF. A SSP-DF verifica para confirmar o estado de abandono, levando em conta critérios como carro aberto, vidros quebrados, pneus murchos,  sinais de deterioração e o acúmulo de sujeira dentro e fora dos veículos.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 162, pelos conselhos comunitários de segurança (Consegs), administrações regionais ou pelo e-mail dflivredecarcacas@ssp.df.gov.br.

A operação DF Livre de Carcaças está alinhada ao eixo Cidade Mais Segura do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral. A retirada dos veículos abandonados ajuda a reorganizar os espaços urbanos, contribui para a prevenção da criminalidade e fortalece ações de saúde pública.

A ação é executada de forma integrada, com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), administrações regionais, Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

 Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileiro Série A 15ª Rodada – 20.07.2025 – D...

Governo de Minas divulga resultado final da segunda etapa do...

Estudantes da rede pública contam com mais de 1.160 ônibus d...

GDF realiza encontro para debater políticas públicas voltada...

Obras do Centro de Educação da Primeira Infância do Taquari ...

Sistema de alerta da Cemig já antecipou 1,8 mil ações para c...

Governo de Minas Gerais Estão abertas as inscrições para a 4...

Vergonha

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Campeonato Brasileiro Série A 15ª Rodada – 19.06.2025 – ...