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Programe-se: Segunda parcela do IPTU começa a vencer nesta segunda (16)

  Confira como acessar sua situação fiscal e as formas de quitar débitos A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territor...

 Confira como acessar sua situação fiscal e as formas de quitar débitos

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) começa a vencer nesta segunda-feira (16) para os proprietários de imóveis que optaram pelo pagamento parcelado. As datas de vencimento das parcelas dos tributos ficam definidas conforme o algarismo final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A estimativa da Secretaria de Economia (Seec-DF)  de arrecadação estimada para 2025 é de R$ 1,4 bilhão.

Ao todo, são 937.913 imóveis contribuintes. As regiões administrativas com maior número de pagadores são Plano Piloto, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

Quase 938 mil proprietários de imóveis no Distrito Federal devem pagar o IPTU em 2025 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Os impostos compõem a receita tributária e são responsáveis por garantir a arrecadação que custeia parte dos investimentos em serviços e destinados à população. O IPTU é um imposto que cai na conta única do GDF, utilizado tanto para pagar investimentos quanto salários de servidores.

O proprietário de imóvel que não recebeu o boleto para pagamento do IPTU pelos Correios deve acessar o portal de serviços da Receita, para emitir o documento de arrecadação (DAR IPTU/TLP). Outra opção é baixá-lo por meio do aplicativo Economia DF – disponível na Play Store e na Apple Store – e escolher a opção Imóveis. Em caso de transferência de propriedade, é necessário atualizar os dados no site.

‌Para consultar a situação fiscal, basta acessar a dívida ativa. No site, também é possível emitir o documento de arrecadação para quitar débitos vencidos. No atendimento virtual da Receita do DF há a possibilidade, ainda, de pedir o parcelamento do imposto dos anos anteriores.

Os contribuintes que não dispõem de acesso aos meios eletrônicos para emissão do boleto podem agendar atendimento presencial nos postos do Na Hora ou nas agências de atendimento da Receita do DF, em ligação feita a partir de um número fixo.

Atendimento presencial

⇒ Para agendar o atendimento, o contribuinte poderá acessar o Agenda DF. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 12h30 às 18h30.

⇒ A marcação também pode ser feita pelo telefone 156, opção 3, segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h. Pessoas que se encontram em outros estados devem usar o número 0800 644 0156.

Endereço das agências:

· Plano Piloto: 701 Norte, Bloco D, Loja 1
· Ceilândia: CNN 1, Bloco B – Avenida Hélio Prates
· Gama: Quadra 1, Área Especial – Setor Central
· Planaltina: SHD, Bloco C
· SIA: SAPS Trecho 1, Lote H (próximo à Caesb)
· Taguatinga: CNA, Área Especial s/nº – Praça Santos Dumont

Da redação do Portal de Notícias

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