Page Nav

HIDE
Quinta, Julho 10

Pages

Saúde cria centro de operações para enfrentar gripe aviária

    Objetivo é desenvolver estratégias e ações de combate à doença de forma emergencial e preventiva  Lorena Santana, da Agência Saúde-DF | ...

  Objetivo é desenvolver estratégias e ações de combate à doença de forma emergencial e preventiva 

Lorena Santana, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

A Secretaria de Saúde (SES-DF) deu mais um passo em direção ao controle eficaz e emergencial da gripe aviária no âmbito do Distrito Federal. Por meio da Portaria nº 248, foi instituído o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) - Influenza Aviária. O documento foi publicado no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (23). 

Com o centro, serão desenvolvidas estratégias e ações de prevenção, controle e contenção da doença com vistas à ampliação da capacidade de resposta. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, a criação do COE é fundamental para conter o avanço da enfermidade. 

“É uma medida preventiva e estratégica que permite que a SES-DF atue de forma organizada, monitorando a situação, fortalecendo ações de vigilância e capacitando as equipes. É importante reforçar que não há risco à população neste momento. Estamos trabalhando para manter o cenário sob controle e proteger a saúde pública”, explica.

Entre as competências do COE estão a elaboração de fluxos e protocolos de vigilância e assistência, capacitação de servidores e disponibilização de informações técnicas para a tomada de decisões. Além de profissionais de diversas áreas da SES-DF, compõem o centro representantes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF).

Subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins, afirma que a criação do COE é fundamental para conter o avanço da enfermidade. Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília


 Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Adasa esclarece que incidente no Rio do Sal não afeta abaste...

Minas Gerais acumula US$ 21,5 bilhões em exportações no prim...

Governo de Minas promove trilha de desenvolvimento para lide...

Governo de Minas anuncia primeiros classificados do Mestres ...

Minas Gerais reforça compromisso com a Educação Infantil em ...

Governo convoca para posse os 43 recém-nomeados do concurso ...

UBS da Ponte Alta terá capacidade para atender 300 pacientes...

Um ano após modernização, 100% das passagens do transporte p...

Programa de saúde mental contempla estudantes da rede públic...

Agências do trabalhador no DF têm 945 vagas de emprego abert...