Page Nav

HIDE
Segunda, Julho 14

Pages

Saúde do DF capacita servidores em vigilância da qualidade da água para consumo humano

    Treinamento busca padronizar captação de amostras hídricas em locais como escolas, unidades de saúde e áreas com grande aglomeração Yuri...

  Treinamento busca padronizar captação de amostras hídricas em locais como escolas, unidades de saúde e áreas com grande aglomeração

Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Quase cem servidores de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF) foram treinados para monitorar a qualidade da água para consumo humano. Nesta semana, por três dias (3 a 5 de junho), os profissionais responsáveis pelas atividades de campo da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) se revezaram entre atividades teóricas e práticas. 

A capacitação busca padronizar a captação de amostras hídricas em locais como escolas, unidades de saúde e áreas com grande aglomeração. O objetivo é possibilitar que o material coletado seja corretamente analisado e os patógenos em potencial, combatidos.
 

Participaram do treinamento 97 agentes de campo da Dival. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“O conhecimento atualizado e novelado garante que os profissionais estejam preparados e contribuam diretamente para a proteção da população. Além disso, o treinamento reforça o papel da Vigilância Ambiental na promoção da saúde pública e no cumprimento dos parâmetros legais e normativos estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, informa a gerente de Vigilância Ambiental de Fatores Não Biológicos (GVAFNB) da SES-DF, Andressa Cassiano.

Prevenção de doenças

O currículo da qualificação abordou diversos temas relativos à vigilância, como doenças de veiculação hídrica, monitoramento ambiental da cólera, utilização do hipoclorito de sódio e equipamentos de proteção individual (EPI).

Uma das instrutoras do curso, a agente de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) Jéssia Silveira explica que um dos principais meios de transmissão de doenças se dá pela contaminação da água: “Elas são conhecidas como ‘doenças de transmissão hídrica e alimentar’. Geralmente os sintomas são diarreia, náuseas e vômitos. Se não forem tratadas adequadamente, podem levar a uma desidratação severa”, alerta.
 

O curso trata de diversos temas relativos à vigilância, como doenças de veiculação hídrica, monitoramento ambiental da cólera e equipamentos de proteção individual (EPI). Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Nesse sentido, a atuação dos agentes da Dival tem, segundo a instrutora, se mostrado crucial na prevenção de surtos dessas doenças, sendo a qualificação rotineira dos servidores – tanto dos novos quanto dos de maior tempo na carreira – uma das bases para a prestação dos serviços da SES-DF. “Ao assegurar o acesso à água potável, conseguimos romper essa cadeia de transmissão e manter a população saudável”, reforça.

Vigiágua

A capacitação desta semana se insere no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), de iniciativa do Ministério da Saúde. O programa consiste em um conjunto de ações adotadas continuamente pelas diversas autoridades de saúde pública do País, de forma a garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com os padrões de potabilidade.

Um ponto-chave desse controle é o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua). Trata-se de um instrumento do programa Vigiágua que auxilia o gerenciamento de riscos à saúde, a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais de Vigilância Ambiental e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água. Essa atuação possibilita a geração de informações em tempo hábil para planejamento e tomada de decisão. 


Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Ibaneis e Celina: plano para triunfo imediato em 2026.

Na Hora ultrapassa 1 milhão de atendimentos em 2025 e amplia...

Departamento de Estradas de Rodagem orienta rota alternativa...

Governo de Minas orienta motoristas e oferece ferramenta de ...

Norte de Minas aprova inclusão do Hospital Santo Antônio, de...

77 municípios do Norte de Minas recebem recursos da Rede Aly...

Secretaria Estadual de Saúde promove ciclo de desenvolviment...

Copa do Mundo Clubes - 2025 Final 13.07.2025 – Domingo

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Regional de Montes Claros alinha ações com município para ac...