Page Nav

HIDE
Quarta, Julho 16

Pages

SES-DF participa do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

    No Distrito Federal, de janeiro a maio de 2025, foram registradas 550 internações pela condição. Já em 2024, foram 2.031 Ingrid Soares, ...

  No Distrito Federal, de janeiro a maio de 2025, foram registradas 550 internações pela condição. Já em 2024, foram 2.031

Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou, nesta quinta-feira (05), do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, que reuniu mais de mil especialistas no hotel Royal Tulip. A SES-DF montou um estande no local e a mesa de abertura teve a presença da médica cardiologista e secretária-adjunta de Assistência à Saúde (SAA), Edna Maria Marques de Oliveira.

“A insuficiência cardíaca impõe desafios significativos à nossa rede, exigindo uma abordagem integrada e qualificada desde a Atenção Primária até os níveis mais especializados de cuidado. É uma das principais causas de morbimortalidade em nosso país. A Secretaria está sempre investindo na educação científica, atualizando nossos protocolos e também capacitando nossos médicos”, apontou a secretária-adjunta  da SES.
 

“A Secretaria está sempre investindo na educação científica, atualizando nossos protocolos e também capacitando nossos médicos”, apontou a secretária-adjunta de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Maria Marques de Oliveira. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

O presidente do Congresso - Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC) 2025, Marcelo Botelho Ulhoa Júnior, destacou que o evento é o principal encontro nacional dedicado à atualização científica, troca de experiências e inovação no cuidado do paciente com insuficiência cardíaca. “É um grande momento para difundir o conhecimento, diminuir as taxas de internações dos pacientes, os custos do sistema público de saúde e melhorar a educação e o tratamento desse paciente”.

O especialista ressaltou ainda a capacidade da SES-DF em relação ao transplante de órgãos. “Hoje Brasília é referência no Brasil como centro transplantador. Temos o segundo maior centro transplantador de coração do país. A parceria com a Secretaria de Saúde, com o governo do Distrito Federal e outras entidades é fundamental para isso acontecer”, pontuou.

“O evento é uma oportunidade de conseguirmos levar informações para os médicos de família, conseguirmos ajudar o pessoal que trabalha nas emergências. Enfim, nós conseguimos capilarizar o evento”, completou a presidente do DEIC, Lídia Zytynski Moura.

De acordo com o Perfil Epidemiológico das Internações por Insuficiência Cardíaca, no Brasil, foram registradas 941.576 internações por insuficiência cardíaca entre 2019 e 2023. A região Sudeste apresentou os maiores índices de incidência, a maior taxa de mortalidade e maior letalidade. Homens entre 70 e 79 anos e da etnia parda constituem o perfil mais acometido pela condição. No Distrito Federal, de janeiro de 2025 até o momento, foram registradas 550 internações. Já em 2024, foram 2.031.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

A AJAB procura um aplicativo da Polícia Militar do Distrito ...

GDF e Poder Judiciário firmam parceria para o plantio de 70 ...

Projeto ensina na prática sobre uso consciente do dinheiro p...

Comércio de Minas Gerais com outros estados registra superáv...

Regional de Ubá inicia monitoramento do Programa VigiMinas j...

Escola Classe Café Sem Troco adota modelo inovador para inte...

Conselho de Defesa Social do Governo de Minas discute combat...

Julho Amarelo: Encontro em Montes Claros atualiza profission...

GDF: Consulta com hora marcada otimiza atendimento aos pacie...

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...