Page Nav

HIDE
Sexta, Agosto 29

Pages

1ª Virada Oncológica do Norte de Minas será realizada dia 26 de julho, em Montes Claros

    Com a participação de aproximadamente 150 profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e universitári...

  

Com a participação de aproximadamente 150 profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e universitários, Montes Claros sediará, no dia 26/7, a 1ª Virada Oncológica do Norte de Minas. O evento vai ocorrer no período de 9h às 16h, na Praça Dr. Carlos Versiane, com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer em homens e mulheres. 

A iniciativa está sendo coordenada pela Ação Solidária às Pessoas com Câncer (ASPEC), uma organização da sociedade civil, sediada em Belo Horizonte, e que há mais de dez anos presta assistência a pacientes oncológicos em todo o estado. Em novembro de 2024 a entidade realizou, em Montes Claros, o II Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer de Cabeça e Pescoço de Minas Gerais.

O presidente da ASPEC, Marcelo Pedroso, explica que “a realização da 1ª Virada Oncológica leva em conta a importância do diagnóstico precoce dos diversos tipos de cânceres para que os tratamentos tenham maior possibilidade de êxito”. 

Por esse motivo, a Virada Oncológica contará com a participação de médicos e profissionais de saúde atuantes na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dilson Godinho, além dos hospitais Universitário Clemente de Faria e das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, sediados em Montes Claros; acadêmicos de cursos da área da saúde da Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte); Faculdades de Ciências Odontológicas de Montes Claros (FCO) e do Centro Universitário das Faculdades Pitágoras de Montes Claros (UNIFIPMoc). 

Denise Maria Lúcio da Silveira, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, reforça que o diagnóstico precoce é de fundamental importância para o tratamento eficaz dos diversos tipos de câncer, entre eles o de cabeça e pescoço. 

“Os tumores malignos atingem a boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide e seios paranasais. As pessoas acometidas por esses tumores podem enfrentar perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento, devido ao comprometimento da fala, além de sequelas funcionais e psicológicas”, pontua a coordenadora.

Na organização da 1ª Virada Oncológica a ASPEC conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros; do 55º Batalhão de Infantaria do Exército; da Copasa e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG). A Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros está mobilizando municípios da sua área de abrangência para a participação no evento, com o encaminhamento de pessoas para a realização de exames.

Em tendas instaladas na Praça Dr. Carlos serão ministradas palestras e serão realizados atendimentos com foco nos cuidados da saúde das mulheres: diagnóstico do câncer de mama, colo do útero, ovário é doenças do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) e, também, para o cuidado com a saúde do homem com a coleta de amostras para realização de exames de PSA (câncer de próstata), de testículos e de pênis.

Durante a Virada, médicos oncologistas também farão avaliação e diagnóstico para câncer de boca, cabeça e pescoço, esôfago, garganta, tireóide, estômago, intestino, colorretal, de pele e pulmão.

As pessoas atendidas e que tenham diagnóstico sugestivo para algum problema de saúde, serão encaminhadas para a realização de exames mais específicos em unidades de saúde sediadas em Montes Claros ou em municípios polo mais próximo de suas residências. 

Por: Pedro Ricardo

Foto Ascom/Hospital Dilson Godinho: Serviço de mamografia do Hospital Dilson Godinho

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Eape celebra 37 anos com seminário sobre práticas pedagógica...

Seminário Distrital da Primeira Infância destaca protagonism...

Metrô-DF altera o horário de funcionamento nesta sexta (29) ...

Mutirão de infraestrutura aplica mais de 50 toneladas de mas...

A imprensa aponta que tanto a esquerda quanto a direita prot...

O Governo do Distrito Federal investiu R$ 200 milhões na ina...

Programa Vai de Graça garante transporte gratuito para event...

Agências do trabalhador estão com 737 vagas de emprego abert...

Detran-DF lança curso de capacitação em transporte de passag...

Copa do Brasil Quartas de Final Jogos de ida 27.08.2025 - ...