Page Nav

HIDE
Quarta, Agosto 27

Pages

Governo de Minas apresenta projeto de travessia multimodal nos lagos de Furnas e Mascarenhas de Moraes

  Investimento inclui nova ponte entre Cássia e Delfinópolis e modernização do transporte por balsas, beneficiando mais de 300 mil pessoas n...

 


Investimento inclui nova ponte entre Cássia e Delfinópolis e modernização do transporte por balsas, beneficiando mais de 300 mil pessoas no Sul de Minas

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), apresentou, nesta quinta-feira (17/7), o projeto de concessão para melhoria do transporte aquaviário nos lagos das usinas de Furnas e Mascarenhas de Moraes, no Sul do estado. A proposta contempla a modernização das travessias por balsas na região e a construção da aguardada ponte entre os municípios de Cássia e Delfinópolis.

O projeto prevê a concessão para operação, manutenção e exploração dos serviços de travessia aquaviária, com foco na modernização do transporte oferecido há cerca de seis décadas na região. A estimativa é que mais de 300 mil pessoas, em 52 municípios que margeiam as represas, sejam beneficiadas com um serviço mais eficiente e seguro.

Seis travessias intermunicipais estão previstas no projeto:

- Penas (entre São João da Barra e Guapé)

- Fernandes (entre Guapé e Cristais)

- Águas Verdes (entre Carmo do Rio Claro e Campo do Meio)

- Fama (entre Fama e Campos Gerais)

- Pontaletes (entre Paraguaçu, Elói Mendes e Três Pontas)

- Mendes (entre Campo Belo e Nepomuceno)

A ampliação do serviço aquaviário vai fomentar o desenvolvimento regional, impulsionando a produção agrícola e o turismo, além de facilitar o acesso da população a serviços essenciais como saúde e educação.

Ponte

Também faz parte do projeto a construção da ponte entre Cássia e Delfinópolis, que terá 1.280 metros de extensão. A estrutura colocará fim ao isolamento histórico entre os dois municípios, aguardado há mais de 50 anos por moradores e produtores da região. O tráfego médio pelo trecho é de cerca de 780 veículos por dia, o que corresponde a 54% das travessias da região.

“É um importante projeto para a movimentação econômica da região. Delfinópolis tem uma grande representação do agronegócio, sendo um dos maiores produtores de banana do estado. E Cássia hoje desponta como um dos grandes destinos de turismo religioso do Brasil, por conta do santuário de Santa Rita de Cássia”, pontua Cristiano Gerardão, prefeito de Capitólio e presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago).

Parceria

O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas com a Eletrobrás, atual responsável pela disponibilização e manutenção das balsas. Já o serviço de transporte é operado pelas prefeituras, que enfrentam desafios técnicos e financeiros.

“A proposta é somar forças para oferecer um serviço mais seguro, regular e eficiente para quem depende, todos os dias, do transporte aquaviário. Agora, avançamos para a etapa de consulta pública, para que os usuários conheçam e opinem sobre o projeto”, afirma o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

A previsão é de que sejam investidos R$163 milhões, incluindo a modernização das balsas e a construção da ponte.

Próximos passos

O cronograma prevê o lançamento da consulta pública ainda em agosto. A publicação do edital está programada ainda em 2025 e o leilão da concessão está previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2026.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Secretaria de Educação do DF: Edital para contratação de pro...

Inscrições para o II Fórum de Experiências Exitosas do Progr...

Parceria entre Secretaria de Saúde e Aeroporto de Brasília l...

Hospital de Base é referência em quebra de cálculo renal sem...

Governo de Minas expande projeto Trajeto Moda para 122 munic...

Saudosismo

Agehab entrega 30 casas a custo zero em Santa Cruz de Goiás

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PRESTAÇÃO DE CONTAS NA CÂMARA MU...

PRIMEIRA CORRIDA DO AGOSTO LILÁS REÚNE MAIS DE 250 MULHERES ...

OBRAS DO VIADUTO DA BR-040 AVANÇAM COM SUB-ROGAÇÃO AO DNIT