Page Nav

HIDE

Governo do Distrito Federal (GDF) está analisando a possibilidade de definir um novo prazo para a retirada do Cartão Uniforme Escolar

O benefício garante a cada aluno um crédito anual de R$ 282,99 para a aquisição de uniformes em malharias credenciadas n o Distrito Federa...


O benefício garante a cada aluno um crédito anual de R$ 282,99 para a aquisição de uniformes em malharias credenciadas no Distrito Federal. O Governo do Distrito Federal (GDF) está avaliando a prorrogação do prazo para que pais e responsáveis possam retirar os Cartões Uniforme Escolar ainda pendentes. A retomada das entregas es prevista para o dia 2 de fevereiro, com duração estimada de duas semanas. O novo cronograma será disponibilizado nos canais oficiais da Secretaria de Educação (SEDF).

Até o momento, o Banco Regional de Brasília (BRB) entregou 152.868 cartões aos alunos da rede pública do Distrito Federal, completando essa etapa na última quarta-feira, 21 de janeiro. A primeira fase da distribuição começou no dia 22 de dezembro e alcançou a maior parte dos beneficiários. Contudo, aproximadamente 28% dos cartões continuam aguardando retirada. Criado por lei em outubro de 2025, o programa teve sua implementação inicial organizada em 22 postos de distribuição definidos pela Secretaria de Educação, com suporte logístico da BRB Serviços.

O objetivo do programa é promover equidade no acesso a uniformes escolares, aumentar a autonomia das famílias e impulsionar a economia local. "Cada cartão distribuído significa uma criança devidamente uniformizada, com mais autoestima e frequência na escola. Além disso, garante renda e maior estabilidade para costureiras, malharias e pequenos comerciantes do DF. Como banco público, nosso papel é converter eficiência operacional em impacto social positivo", destacou Nelson Antônio de Souza, presidente do BRB.

O crédito é concedido universalmente, sem restrições de renda, e concentra em um único cartão o valor destinado aos estudantes da mesma família. As compras podem ser realizadas em mais de 90 malharias credenciadas, cuja adesão ocorre de forma contínua sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). A retirada dos cartões é feita de maneira simplificada em pontos previamente definidos na capital, cujos endereços estão disponíveis no portal GDF Social.

O projeto foi criado para substituir a antiga distribuição direta de uniformes, conferindo maior autonomia às famílias, facilitando processos e fortalecendo os fornecedores locais. A iniciativa faz parte das políticas de proteção social do Distrito Federal e se soma a outros benefícios administrados pelo BRB, como o Caro Material Escolar e diversos programas de transferência de renda.

Da redação do Portal de Notícias da Tribuna FM Brasília

Pixel