Crédito: BDMG / Divulgação Operação entre as duas instituições vai viabilizar projetos de infraestruturas nos municípios com condições ace...
Crédito: BDMG / Divulgação
Operação entre as duas instituições vai viabilizar projetos de infraestruturas nos municípios com condições acessíveis.
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o FONPLATA - Banco de Desenvolvimento fecharam acordo, na-feira (25/6), para nova operação de crédito no valor de US$ 30 milhões, cerca de R$ 150 milhões. Os recursos serão aplicados em linhas de crédito para projetos de infraestrutura nos municípios mineiros.
O novo contrato com o FONPLATA, que é formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, foi assinado em cerimônia na sede do BDMG, em Belo Horizonte. A partir dos recursos, serão financiados projetos de sustentabilidade, infraestrutura, saneamento, obras em espaços públicos, aquisição de equipamentos e transportes, entre outras iniciativas que melhoram a vida da população e geram impacto positivo direto na ponta.
Até junho deste ano, o BDMG já fechou R$ 475 milhões em contratos de financiamento com prefeituras mineiras. Recursos que são liberados de acordo com o andamento dos projetos pelos municípios. Além disso, o banco encerrou 2025 com contratos ativos com 428 cidades.
Para o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, as captações de recursos com parceiros como o FONPLATA são fundamentais para ampliar a oferta de crédito aos municípios em condições adequadas de prazo e custo. “O banco chega às prefeituras de todas as regiões, incluindo as de menor porte que só têm o BDMG como fonte de financiamento. Dessa forma, mesmo quem reside em pequenas cidades pode ser beneficiado com um projeto financiado pelo BDMG. E é isso que gera impacto no dia a dia do cidadão. A cada nova parceria ampliamos nossa capacidade de apoiar os municípios”, reforça.
A vice-presidente de Operações e Países do FONPLATA, Eliana Dam, fez referência ao valor desta aliança para o cumprimento da missão da instituição. “Esta assinatura representa muito mais do que uma operação financeira. Ela reflete a confiança mútua entre nossas instituições e nosso compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável dos territórios. Estamos convencidos de que esta aliança continuará gerando oportunidades, fortalecendo a capacidade de investimento dos municípios e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos de Minas Gerais”.
“Esta nova operação amplia a capacidade de investimento dos municípios mineiros e reforça a confiança de instituições internacionais em Minas Gerais. Com mais recursos disponíveis, as prefeituras poderão tirar do papel projetos que melhoram a infraestrutura e a qualidade de vida da população”, destaca a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico de Minas, Maria Amélia Lins.
Parceria
A parceria entre BDMG e FONPLATA teve início ainda em 2020, com uma operação de US$ 36 milhões. A instituição mineira foi o primeiro banco público brasileiro a concretizar a captação de recursos com o Fundo. Em 2024, o banco captou US$ 34 milhões, cerca de R$ 170 milhões, com o ente, recursos que já foram disponibilizados em financiamentos às prefeituras mineiras.
Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário