Page Nav

HIDE

Minas Gerais: Secretaria de Saúde de Montes Claros desmente informação sobre vacinação com Pneumo 23 para pessoas com 58 anos ou mais

   Pasta esclarece que não houve liberação da vacina pneumocócica 23-valente para essa faixa etária e orienta população a buscar informações...

  

Pasta esclarece que não houve liberação da vacina pneumocócica 23-valente para essa faixa etária e orienta população a buscar informações nos canais oficiais.

Uma informação que circula nas redes sociais sobre a vacinação contra doenças pneumocócicas em Montes Claros é falsa. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu nesta sexta-feira (21) que não houve liberação da vacina pneumocócica 23-valente (VPP23) para pessoas com 58 anos ou mais nos postos de saúde do município.

Segundo a pasta, atualmente não há doses da VPP23 disponíveis na rede municipal. A mudança ocorreu após a vacina pneumocócica conjugada 20-valente (VPC20) ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), em junho de 2026, em substituição à VPP23 em determinadas estratégias de vacinação.

Quem pode receber a vacina?

A vacinação contra pneumococo continua disponível para pessoas que apresentam indicação por condições clínicas especiais, seguindo os critérios definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.

Nesses casos, o atendimento é realizado pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que informações sobre vacinação devem ser confirmadas nos canais oficiais dos órgãos de saúde antes de serem compartilhadas.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel