Crac Mascote – Leão ...

Crac Mascote – Leão
Goiás
Fundação: O Clube Recreativo e Atlético Catalano – Crac, foi fundado no dia 13 de junho de 1931, na cidade de Catalão, interior do Estado de Goiás.
Resumo Histórico do Clube: O Crac é o clube de futebol mais antigo do Estado de Goiás. Na época de sua fundação, participava somente de jogos e torneios amadores locais. Suas cores são o azul e o branco o seu Mascote é representado pelo Leão. Somente em 1965, aderiu ao futebol profissional. Já filiado à Federação Goiana de Futebol (FGF), disputou a Segunda Divisão do Campeonato Goiano, conquistando o título e o acesso à divisão principal a ser disputada em 1966. O Crac é a única equipe do interior goiano a conquistar mais de uma vez o título estadual da primeira divisão e a que mais participou das decisões, alcançando por 4 vezes a final, conquistando 2 títulos (1967 e 2004) e por duas vezes o Vice-Campeonato (1969 e 1997). Participou de quatro edições do Campeonato Brasileiro Série C (2004, 2007, 2013 e 2014), cinco da Série D (2009, 2012, 2015, 2023 e 2026) e duas Copas do Brasil (2005 e 2013). O Crac está entre os clubes de futebol mais vitoriosos do interior goiano. Em 2024, o Leão como o Clube Recreativo e Atlético Catalano também é conhecido, terminou o Campeonato Estadual na 10ª colocação dentre 12 equipes participantes. Em 2025, o Leão chegou as Quartas de Final do Campeonato Goiano, quando foi eliminado pelo Esporte Clube Goiás. Na Classificação Geral ficou na 6ª colocação e conquistou o direito de disputar o Campeonato Brasileiro Série D de 2026. Em 2026, O Crac terminou o Campeonato Goiano na 8ª colocação e disputou o Play-Offs, com a finalidade de disputar em 2027, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D. Porém, o Leão foi eliminado nas semifinais da disputa do Play-Offs pela Associação Esportiva Jataiense. Disputando o Campeonato Brasileiro da Série D de 2026, foi incluído no Grupo A-11 da 1ª Fase da competição, terminou na 3ª Colocação e avançou para 2ª Fase, onde eliminou o Tombense Futebol Clube de Minas Gerais. Na 3ª Fase foi eliminado pelo Treze Futebol Clube da Paraíba.
Localização: O Crac está sediado na cidade de Catalão, interior do Estado de Goiás.

Catalão - Goiás
Estádio: O Crac manda seus jogos no Estádio Genervino Evangelista da Fonseca, inaugurado em 1960, atualmente com capacidade para 8.500 espectadores. A partir de 2022, após um acordo entre a Prefeitura de Catalão e a empresa Adubos Rifertil, nos moldes Naming Rights, o estádio passou a ser conhecido como Arena Rifertil. Em contrapartida, a empresa se comprometeu a realizar diversas melhorias da Praça Esportiva.

Estádio Genervino Evangelista Fonseca
Estatística:
Nenhum comentário