A Insuficiência Adrenal pode ter o diagnóstico precoce, com a realização do teste do pezinho. Veja a matéria! - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

A Insuficiência Adrenal pode ter o diagnóstico precoce, com a realização do teste do pezinho. Veja a matéria!

Foto: Roque de Sá - Agência Senado O prédio do Congresso Nacional fica iluminado na cor azul neste sábado (23) em apoio à campanha de consci...

Foto: Roque de Sá - Agência Senado

O prédio do Congresso Nacional fica iluminado na cor azul neste sábado (23) em apoio à campanha de conscientização sobre a insuficiência adrenal. O objetivo é estimular a informação sobre a doença e estimular o diagnóstico precoce.

A patologia é causada pela deficiência total ou parcial dos hormônios produzidos na glândula adrenal. Entre os principais sintomas estão fadiga, fraqueza muscular, naúseas, vômitos, diarreia e hipoglicemia. Há uma preocupação especial com os recém-nascidos, que podem ir à óbito caso não sejam tratados a tempo.

A pediatra Kallianna Gameleira ressalta a importância do diagnóstico precoce. "Uma das principais causas de insuficiência adrenal é a hiperplasia adrenal congênita, doença que faz parte do teste do pezinho", explica.

O teste, realizado preferencialmente na maternidade, antes da alta hospitalar, consiste na coleta de gotas de sangue para identificação de 50 enfermidades. "O tratamento em tempo oportuno previne internações e óbito das crianças com a doença", lembra a médica, que atua como Referência Técnica Distrital de Triagem Neonatal.

As gotas de sangue retiradas do calcanhar do bebê são usadas para processamento do exame. Foto Breno Esaki - Agência Saúde-DF
Entre os adultos, a insuficiência adrenal se caracteriza pelo cansaço fácil, perda de peso, hipotensão, hipoglicemia e vontade de comer alimentos salgados. No caso de mulheres adultas, também se destacam o aumento de pelos no corpo e a diminuição no interesse sexual.
O tratamento também está disponível na rede pública do DF. Os sintomas - que também podem estar relacionados a outras doenças - devem ser investigados por equipe médica. Os pacientes devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde.

* Da redação com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Nenhum comentário

Pixel