O Estilo de Vida chega ao Centro de Ensino Médio 01, com várias ações de promoção à saúde. Confira! - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

O Estilo de Vida chega ao Centro de Ensino Médio 01, com várias ações de promoção à saúde. Confira!

Nesta quarta-feira (4), o programa Estilo de Vida chegou ao Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião. A Secretaria de Juventude e o Serviç...


Nesta quarta-feira (4), o programa Estilo de Vida chegou ao Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião. A Secretaria de Juventude e o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) preveem realizar, até o fim do ano, 13,5 mil atendimentos com serviços relacionados aos cinco sentidos da vida. O público-alvo são pessoas de 15 a 29 anos de escolas públicas do DF. Cabe ressaltar que a iniciativa foi viabilizada por meio da emenda parlamentar destinada pelo vice-presidente da CLDF, deputado Delmasso.
O intuito do projeto é promover aos estudantes de 10 escolas públicas do DF ações de odontologia, oftalmologia e fonoaudiologia, além de oficinas de culinária e palestras de promoção à saúde. Os alunos têm a oportunidade de passar por todos os serviços. A iniciativa já percorreu os Centros Educacionais (CED) 01 da Estrutural e 04 do Guará.
Em comemoração ao início das atividades na escola, o evento contou com a presença da secretária de Juventude Luana Machado; do secretário executivo da vice-presidência da Câmara Legislativa do DF, Haendel Silva Fonseca; da coordenadora da Regional de Ensino de São Sebastião, Luciana Pontes, e da equipe do Sesi, além do corpo diretivo e pedagógico do centro de ensino.
“Quero elogiar o projeto e agradecer por permitir que ele pudesse chegar à nossa cidade e aos nossos alunos. A intenção é que haja aproveitamento máximo nesse período em que as carretas estiverem aqui no nosso espaço”, destaca o diretor da escola, Weudes Nery de Santana.
Representando a Secretaria de Educação, Luciana Pontes falou da importância de promover saúde dentro da rede de ensino pública: “Sabemos que, por inúmeras vezes, são os professores e a equipe pedagógica que acabam percebendo a necessidade que o aluno tem em ser atendido por um profissional de saúde, seja para um exame oftalmológico ou para acompanhamento de um fonoaudiólogo, por exemplo”.
“Essa parceria que traz atendimentos especializados para dentro da escola é maravilhosa. Estamos felizes pela chegada do projeto no CEM 01 e torcendo para a expansão dele para as demais escolas”, acrescentou a coordenadora da Regional de Ensino de São Sebastião.
Para a secretária de Juventude, Luana Machado, o Estilo de Vida é a oportunidade de oferecer qualidade de vida aos jovens estudantes do Distrito Federal. “Ter uma vida saudável é fundamental para o desenvolvimento de tudo aquilo que fazemos", pontuou.
Ela compartilhou, ainda, uma experiência familiar: “Minha filha enfrentou grandes dificuldades para ser alfabetizada e foi na escola que recebemos a sugestão de que ela fosse encaminhada a um oftalmologista. Descobrimos que, na verdade, o problema era resultado da miopia e, depois do diagnóstico, ela conseguiu desenvolver as suas atividades escolares. Então, para mim, esse programa é um tesouro para a juventude do DF”.
Para a estudante Ana Paula Amorim, de 18 anos, que nunca passou por consultas nas especialidades ofertadas pelo programa, é uma excelente oportunidade. “Fui uma das primeiras alunas a serem atendidas hoje. Fiz o exame de audiometria, tirei algumas dúvidas com os profissionais do Sesi e já estou com data marcada para os próximos atendimentos. Estou muito feliz, porque nunca tive acesso a tantos profissionais assim”, comemora.
Juliane Helena, 17 anos, conta que ela e os colegas ficaram animados com a chegada do Estilo de Vida. “Ter esse projeto na nossa escola é muito importante, porque tenho amigos que nem sequer sabiam que existiam esses profissionais que teremos aqui para nos atender. Fico feliz porque chegou atendimento e informação de qualidade pra gente” celebra.
Vale lembrar que a iniciativa é itinerante e passará por mais sete escolas da rede de ensino público do DF.




Da redação do Portal de Notícias da Tribuna FM Brasília, com informações da SEJUV/DF.

Nenhum comentário

Pixel