Especialista fala no STF sobre combate a fake news na palestra “Vaza, Falsiane!”! Confira - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Especialista fala no STF sobre combate a fake news na palestra “Vaza, Falsiane!”! Confira

Iniciativa faz parte do Programa de Combate à Desinformação, lançado no ano passado pela Corte, que prevê ações educativas para o corpo func...

Iniciativa faz parte do Programa de Combate à Desinformação, lançado no ano passado pela Corte, que prevê ações educativas para o corpo funcional a fim de identificar e combater notícias falsas.

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), no Supremo Tribunal Federal (STF), a palestra "Vaza, Falsiane!", ministrada pelo doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) Ivan Paganotti. Promovida no âmbito do Programa de Combate à Desinformação da Corte, o evento tem como objetivo conscientizar os participantes quanto à importância de se identificar e combater a disseminação indevida de notícias falsas. Participaram servidores, colaboradores e estagiários da Corte.

De acordo com o professor Paganotti, fake news podem ser definidas como publicações que viralizam em redes sociais e que apresentam informações comprovadamente falsas, com um formato que simula o estilo de autores com credibilidade para enganar o público e têm autoria ou fonte que não é clara ou é oculta.

Batalha

Ele afirmou que há “cinco grandes campos de batalha” contra a desinformação e ressaltou que “não há uma única bala de prata" para solucionar o problema, já que o fenômeno é complexo”. Além da atuação no código de conduta das plataformas, Paganotti falou sobre a necessidade de se melhorar a apuração da informação em circulação, dar mais visibilidade para plataformas que produzem conteúdo de qualidade e rotular conteúdos falsos.

Como exemplo, ele citou o Projeto Credibilidade, criado no Estados Unidos, onde é conhecido como The Trust Project, e trazido ao Brasil em 2021. O projeto desenvolve padrões de transparência, gerando uma certificação para plataformas que seguem regras de qualidade e produzem conteúdos confiáveis.

Educação midiática

As outras duas frentes de batalha citadas por Paganotti são a criminalização da difusão de notícias falsas e a abordagem pedagógica, de educação do público para melhor consumir e compartilhar notícias, a chamada “educação midiática”. Ele classificou essa estratégia como uma das melhores formas de lidar com a desinformação. Segundo o professor, a função do educador é mostrar como funcionam as plataformas de mídias sociais, dando ao público ferramentas para melhor utilizá-las.

Curso on-line

Ivan Paganotti é co-criador do curso online “Vaza, Falsiane!”, referência da área no Brasil. O curso, gratuito e aberto aos interessados, está disponível no site vazafalsiane.com, um hub de educação midiática que alimenta outras iniciativas no combate à desinformação, com conteúdo multimídia.

RR/EH

Da redação do Portal da Tribuna FM Brasília, com informações do STF

Nenhum comentário

Pixel