Page Nav

HIDE
Quinta, Maio 22

Pages

Horta escolar fertiliza mentes na Escola Classe Jardim dos Ipês

  Unindo diversão e aprendizado, projeto integra teoria e prática no cultivo de hortaliças Na Escola Classe (EC) Jardim dos Ipês, em Planalt...

 Unindo diversão e aprendizado, projeto integra teoria e prática no cultivo de hortaliças

Na Escola Classe (EC) Jardim dos Ipês, em Planaltina, o projeto Horta dos Ipês tem transformado o cultivo de hortaliças em uma experiência enriquecedora para os estudantes. A iniciativa integra práticas agrícolas ao cotidiano pedagógico da unidade, com a participação ativa da equipe gestora, coordenadores e professores. Um espaço agricultável foi cuidadosamente planejado e implementado dentro da escola para acolher a proposta.

A atividade oferece aos estudantes a oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo produtivo — da preparação do solo à colheita. Inicialmente, eles observam o manejo realizado por especialistas da própria escola em uma área complementar da horta. Depois, colocam a mão na terra e cultivam suas próprias mudas nos canteiros principais, onde cada turma possui um espaço reservado.

A escola atende 113 estudantes, divididos em seis turmas do 2º ao 5º ano | Fotos: André Amendoeira/SEEDF

Na horta, são cultivadas diversas hortaliças, como rúcula, alface e chuchu. Cada estudante cuida de sua planta e participa de todas as fases do cultivo: preparo do solo, adubação, plantio, acompanhamento do crescimento e, por fim, a colheita. Parte dos alimentos colhidos é incorporada à merenda escolar; outra parte pode ser levada para casa pelas crianças.

O servidor Rivaldo Pereira Lemos, especialista na área, acompanha de perto as atividades da horta e observa o impacto positivo do projeto na rotina escolar. Segundo ele, no início era difícil manter a atenção das crianças, mas a vivência no campo despertou disciplina e senso de responsabilidade. “O projeto é muito educativo. Ensinamos a respeitar, a dividir e despertamos a curiosidade das crianças, o que é fundamental para o aprendizado”, afirma.

A colheita é um momento aguardado ansiosamente pelas crianças, que dividem o total colhido entre todos

Desempenho

Os educadores também reconhecem que o contato com a terra enriquece o desempenho dos estudantes em sala de aula. A professora Aretta Marques, do 5º ano A, ressalta que o projeto possibilita uma aprendizagem mais completa ao unir teoria e prática. “Aqui eles têm a vivência e a experiência concreta. Conhecem os processos e aprendem sobre alimentação saudável. Todo esse conhecimento é integrado aos conteúdos das disciplinas”, explica.

Mais do que um espaço de aprendizado, a horta também se tornou um ambiente de socialização. A ludicidade das atividades estimula o entusiasmo dos estudantes, que demonstram preferência pelas etapas mais práticas, como a colheita. A aluna do 2º ano Valentina Cardoso compartilha sua empolgação: “É muito divertido. Eu adoro vir plantar e aprender sobre matemática e ciências com os professores”.

A aluna do 2º ano Valentina Cardoso adora aprender sobre matemática e ciências na horta

Já João Pedro Rodrigues, também do 2º ano, diz que suas atividades favoritas na escola são “jogar futebol e aprender matemática”. Para ele, a horta torna o aprendizado mais visível: “A gente mede as plantas para ver quanto cresceram. Se estão grandes, significa que cuidamos bem delas e está na hora de colher”, relata.

Educação em tempo integral

A escola funciona em tempo integral, com a atividade sendo desenvolvida no período da tarde. Além dos aprendizados regulares, a iniciativa também contribui para a consolidação de hábitos alimentares mais saudáveis.

Unindo educação ambiental, autonomia e interdisciplinaridade, o projeto “Horta dos Ipês” tem se consolidado como uma iniciativa exemplar na EC Jardim dos Ipês. A iniciativa foi uma das 25 selecionadas, por meio de edital de chamamento, para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral.

Estas serão divulgadas semanalmente no site e no Instagram da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O objetivo é valorizar e incentivar a propagação dos melhores projetos das unidades escolares que ofertam a Educação em Tempo Integral (ETI).

Da redação do Portal de Notícias com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Nenhum comentário

Pixel

Novas funções no Diário Escolar Digital ampliam apoio à gest...

Escolas estaduais aplicam segundo teste de redação em prepar...

Mais de 700 mil clientes da Copasa podem ter desconto de até...

Maio Amarelo: Governo de Minas promove ações educativas na P...

Governo de Minas inaugura nova sede da Polícia Militar Rodov...

A Queda na taxa de desocupação foi destaque na conjuntura ec...

GDF institui o Dia do Farmacêutico no Calendário Oficial de ...

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D ... Prim...

Caesb inicia segunda etapa das obras para conectar sistemas ...

Copa do Brasil 2025 - Terceira Fase Jogos de Volta 21.05....