Page Nav

HIDE
Domingo, Maio 25

Pages

Hospital de Base recebe visita técnica sobre o Projeto Lean

  Servidores da Secretaria de Saúde conheceram os painéis analíticos usados para acompanhar os indicadores de desempenho da unidade A equipe...

 Servidores da Secretaria de Saúde conheceram os painéis analíticos usados para acompanhar os indicadores de desempenho da unidade

A equipe de gestores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) responsável pela implementação do Projeto Lean no Centro Cirúrgico do Hospital de Base recebeu, nesta quarta-feira (16), a visita de representantes do Comitê de Planejamento da Saúde, da Secretaria de Saúde (SES-DF). A comitiva veio conhecer de perto o funcionamento do programa implementado na unidade, com o objetivo de avaliar a possibilidade de replicar a metodologia em hospitais regionais da rede pública.

Comitiva da SES-DF conheceu de perto o funcionamento do Projeto Lean, implementado no Hospital de Base | Fotos: Divulgação/IgesDF

Durante a visita, os profissionais da SES-DF observaram a dinâmica das ações do projeto e conheceram os painéis analíticos utilizados para o acompanhamento de indicadores de desempenho. Também discutiram temas relacionados à organização interna do centro cirúrgico, como o início das cirurgias até as 7h e a padronização de processos ligados à prescrição de medicamentos na farmácia hospitalar.

De acordo com Daniela Solórzano, assessora especial da Secretaria-Executiva do Comitê de Planejamento da Saúde, o encontro foi uma ação de benchmarking – termo usado para designar a busca de boas práticas para aplicação em outras unidades. “Viemos conhecer práticas que já estão avançadas aqui no Hospital de Base. Acompanhamos reuniões do colegiado cirúrgico e do time Lean para entender a dinâmica, a divisão hierárquica das equipes e como é o relacionamento entre os profissionais, especialmente com a anestesia, que é uma equipe estratégica”, explicou.

O Comitê de Planejamento da Saúde foi criado em fevereiro e reúne 13 especialistas divididos em seis frentes prioritárias. A missão do grupo é implementar a metodologia Lean em áreas-chave da rede pública, buscando eficiência, padronização de processos e sustentabilidade dos projetos implantados.

Segundo Daniela, a equipe já iniciou a primeira fase do projeto em uma unidade da SES e, ainda em abril, dará início à aplicação da metodologia em outro importante hospital da rede pública. “Nosso desafio é justamente aplicar o Lean nos centros cirúrgicos e prontos-socorros. Estamos mapeando boas práticas em várias unidades e a ideia é usar o que cada um tem de melhor para fortalecer o nosso projeto”, concluiu.

Da redação do Portal de Notícias Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Nenhum comentário

Pixel

“Mamaço” encerra semana de incentivo ao aleitamento materno

GDF: Principal campo sintético de Santa Maria é reformado co...

Após consolidação da minuta do Pdot, população terá 30 dias ...

Maio Laranja: Jovens do DF participam de palestras contra ab...

O governador Ibaneis transforma o DF com inauguração da DF-1...

Caesb comunica que realizará serviços de manutenção Para Mel...

Eduardo Pedrosa condena a brutalidade contra um autista e cr...

Evento internacional de governança é realizado em Brasília

Semana da Enfermagem do HRSM é encerrada com palestras sobre...

Governo do Distrito Federal: Santa Maria ganha mais 530 lumi...