Page Nav

HIDE
Sábado, Agosto 16

Pages

DF tem risco baixo para contaminação de humanos por gripe aviária

  Secretaria de Saúde conta, desde 2023, com plano de contingência para proteger a população. Não há casos suspeitos entre humanos A Secreta...

 Secretaria de Saúde conta, desde 2023, com plano de contingência para proteger a população. Não há casos suspeitos entre humanos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) tem, desde 2023, um plano de contingência para casos de gripe aviária em humanos. Ainda que não haja confirmação de casos da doença entre animais no DF, após a suspeita de infecções de aves em alguns locais, a pasta iniciou a primeira fase prevista, que consiste em reforçar a vigilância.

“O risco atual de transmissão para humanos é considerado baixo. Não há, neste momento, casos suspeitos em humanos. Ainda assim, a Secretaria de Saúde atua de forma preventiva, conforme estabelece o plano de contingência”, afirma o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins.

Ainda que não haja confirmação de casos da doença entre animais no DF, após a suspeita de infecções de aves em alguns locais, a Saúde iniciou a primeira fase prevista, que consiste em reforçar a vigilância | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Conforme o plano de contingência para casos de gripe aviária em humanos, o DF permanece no cenário classificado como inicial, de monitoramento dos eventos. Para isso, equipes de vigilância atuam em todos os hospitais da rede pública, além de Unidades de Pronto Atendimento e de Unidades Básicas de Saúde. 

A transmissão do vírus H5N1 de aves para humanos é classificada como rara, ocorrendo apenas de forma esporádica, sendo necessário um contato direto com as aves ou com os seus fluidos corporais.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do DF (Cievs-DF), vinculado à SES-DF e membro da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, monitora casos suspeitos no Brasil e no exterior. Além disso, a unidade tem plantão 24h para receber notificações de unidades de saúde do DF, tanto da rede pública quanto da privada. É a mesma rede de monitoramento ativada para doenças como covid-19, febre amarela e Mpox. 

A gerente do Cievs-DF, Priscilleyne Ouverney, destaca a importância de ter havido, previamente, um planejamento de contingência. “A base para uma resposta eficiente a uma potencial emergência de saúde pública é uma preparação adequada. O plano é um instrumento norteador das ações, as quais estão sendo realizadas conforme previsto”, detalha.

Da redação do Portal de Notícias, Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Nenhum comentário

Pixel

ADASA: Projeto Produtor de Água no Pipiripau celebrará a ass...

Saudosismo

FEIJOADA BENEFICENTE LAR DOS VELHINHOS MARIA MADALENA, SERÁ ...

Campeonato Brasileirão Série B | 22ª Rodada 14.08.2025 – 5ª...

GDF: HRL participa de estudo sobre telessaúde em UTI

Investimentos no transporte público devolvem ao DF nível de ...

Copa Sul-Americana Logo. Oitavas de Final Jogos de Ida 14...

CEB inicia força-tarefa de manutenção no Noroeste

Formandas do programa Mulheres Mil celebram conquista

Libertadores Oitavas de Final Jogos de ida 14.08.2025 - 5...