Page Nav

HIDE
Quinta, Agosto 21

Pages

Propag: Governo de Minas sanciona lei que trata da cessão de direitos creditórios do Estado à União

  Direitos originados de créditos tributários e não tributários poderão ser usados para amortização da dívida com o Governo Federal O  Gover...

 

Direitos originados de créditos tributários e não tributários poderão ser usados para amortização da dívida com o Governo Federal

Governo de Minas sancionou, nesta terça-feira (22/7), a lei que cede direitos creditórios do Estado para a União, com o objetivo de amortização da dívida, um dos projetos relacionados à adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

A medida foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais e autoriza o Estado a repassar à União os direitos originados de créditos tributários e não tributários, ou seja, valores devidos por contribuintes, como impostos, taxas ou multas, bem como eventuais títulos mobiliários neles lastreados.

Será permitido repassar à União toda a carteira de créditos inscritos na dívida ativa estadual ou a realização de operação de securitização, para que a arrecadação seja utilizada na amortização da dívida.

Sem vetos

A lei deriva do Projeto de Lei (PL) 3.732/2025, aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi sancionada na íntegra, sem vetos. Do texto original enviado pelo Executivo à ALMG só houve alteração aprovada na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, entre os turnos de votação no plenário.

Uma das mudanças é a determinação de um prazo de quatro anos de vigência da autorização para a cessão dos direitos creditórios.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas aplica segundo simulado do Enem para estuda...

Educação de Minas publica quase 3 mil atos de evolução na ca...

Saudosismo

Campeonato Brasileirão Série B | 22ª Rodada 19.08.2025 –...

Copa Sul-Americana Logo. Oitavas de Final Jogos de volta ...

Libertadores Oitavas de Final Jogos de volta 19.08.2025 -...

Governador Ibaneis Rocha sanciona lei que doa terreno e auto...

Alexandre Patury alerta para um novo desafio no Distrito Fed...

Adasa firma 52 novos contratos do Projeto Produtor de Água n...

Governo de Minas celebra oito anos de implantação do Sei!MG ...