Page Nav

HIDE
Sexta, Julho 4

Pages

Evento celebra dia do assistente social com foco em justiça ambiental

 Iniciativa reforça a importância do debate sobre a atuação da categoria diante das emergências sanitárias e socioambientais

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Com o objetivo de promover reflexões sobre os impactos da crise ambiental na prática profissional dos assistentes sociais, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Gerência de Serviço Social, realizou, nesta semana, um evento em alusão ao Dia do Assistente Social, celebrado hoje (15). O encontro aconteceu no auditório do Ministério dos Transportes e teve como tema “Serviço Social na luta por justiça ambiental para a diversidade de povos e biomas”, pauta da campanha nacional da categoria em 2025. A programação contou com apoio do Conselho Regional de Serviço Social (Cress - 8ª Região) e da Associação dos Especialistas em Saúde.
 

O encontro aconteceu no auditório do Ministério dos Transportes e teve como tema “Serviço Social na luta por justiça ambiental para a diversidade de povos e biomas”. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Para a gerente de Serviço Social da SES-DF, Mariana Mota, a iniciativa foi fundamental para ampliar a compreensão das relações entre as emergências ambientais e a prática profissional na saúde. “Esse é um tema de grande relevância para nós, já que atuamos em realidades que exigem constante atualização e respostas imediatas, especialmente diante de problemas de infraestrutura urbana que impactam diretamente a saúde da população e necessitam de ações específicas por parte dos assistentes sociais”, afirmou.

Programação

Com o apoio do Cress da 8ª Região e da Associação dos Especialistas em Saúde, a programação contou com palestras e troca de experiências. A professora Doutora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Nailsa Maria Araújo, reforçou o papel estratégico dos assistentes sociais frente à crise ambiental.
 

Uma das convidadas foi a professora Doutora do curso de Serviço Social da UFS, Nailsa Maria Araújo, que reforçou o papel estratégico dos assistentes sociais frente à crise ambiental. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“O campo da saúde é o primeiro a sentir os efeitos das mudanças climáticas: aumento de doenças respiratórias, cardiovasculares e psíquicas. Precisamos entender que esses adoecimentos geram novas demandas aos profissionais da saúde, inclusive ao serviço social, e exigem novas formas de atuação”, avaliou.

Atualmente, a SES-DF conta com cerca de 240 assistentes sociais, juntamente com 100 profissionais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), que atuam em diferentes unidades de saúde, compondo uma rede de atendimento essencial à população do DF.

Nenhum comentário

Pixel

Celina Leão anuncia licitação para o Pôr do Sol durante visi...

Minas Gerais lança programa “Na Real” para conscientizar est...

Com rede de captação da chuva pronta, Avenida da Misericórdi...

Operação executada pela Polícia Penal de Minas desmobiliza d...

Governo de Minas celebra o Dia Nacional do Bombeiro com sole...

Atuação médica no atendimento a autores de violência sexual ...

Gestores escolares da SRE Caratinga participam de imersão pa...

Alunos da rede pública do DF recebem ouro na Olimpíada Brasi...

SEEDF abre inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especi...

Casos de gripe aumentam entre crianças e reforçam alerta par...