Page Nav

HIDE
Quarta, Agosto 6

Pages

DF: Jovens de 15 a 19 anos têm até sábado (14) para se vacinar contra HPV

  Após a data, imunização será exclusiva para crianças de 9 a 14 anos, reforçando a proteção contra cânceres relacionados ao vírus Larissa L...

 Após a data, imunização será exclusiva para crianças de 9 a 14 anos, reforçando a proteção contra cânceres relacionados ao vírus

Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues

Atenção, jovens! Termina neste sábado (14) o prazo para que jovens de 15 a 19 anos recebam a dose única da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). Desde março, a Secretaria de Saúde (SES-DF) adotou a estratégia de ampliar o público-alvo do imunizante, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em quem perdeu a oportunidade de tomar a vacina quando mais novo. Após essa data, a vacina volta a ser oferecida exclusivamente para crianças e jovens de 9 a 14 anos.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, ressalta a importância de aproveitar a ampliação. “É crucial que jovens de 15 a 19 anos aproveitem essa oportunidade para se vacinar contra o HPV. Essa vacina é uma proteção importante não apenas contra o câncer de colo de útero, mas também contra outras doenças graves relacionadas ao vírus. Temos um prazo limitado e queremos garantir que todos tenham acesso a essa imunização.”
 

No DF, vacina contra o HPV fica disponível para jovens de 15 a 19 anos até este sábado (14). Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, também destaca o esforço da rede para ampliar a proteção. “Essa ampliação é de extrema importância para resgatar os adolescentes que por algum motivo tenham perdido a oportunidade de se vacinar na idade recomendada, conferindo assim a proteção contra HPV que é tão importante."

No DF, mais de cem pontos de vacinação oferecem o imunizante. Para se vacinar, basta comparecer com o documento de identidade e cartão de vacinação. Para conferir os locais, acesse este link.

Papilomavírus Humano

O HPV é um vírus capaz de infectar tanto a pele quanto a mucosa oral, genital e anal. Embora a principal forma de transmissão da infecção sexualmente transmissível (IST) seja por via sexual, com penetração desprotegida, o contágio também pode ocorrer pelo contato direto entre os órgãos genitais, mesmo sem penetração.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que o câncer de colo de útero — uma das enfermidades causadas pelo vírus — mata por volta de 7 mil mulheres por ano no país, sendo mais de 17 mil diagnósticos anuais. Ele pode provocar ainda verrugas genitais e outros tipos de cânceres, como no pênis e na laringe.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas alcança marca de 10 mil títulos de posse de...

Governo de Minas Gerais: Recuperada rodovia estratégica no N...

Governador de Minas Gerais empossa novo secretário de Educaç...

Governador Ibaneis recebe título de sócio benemérito do Club...

Prêmio Candanguinho de Poesia retoma ações nas escolas

Saudosismo

UBS, UPA ou hospital: quando procurar cada uma dessas unidad...

GDF: Ações de vigilância sanitária protegem a saúde da popul...

Endocrinologia do HRT é representante do Centro-Oeste em est...

O crime violento ocorrido na 113 Sul revelou as fragilidades...