Page Nav

HIDE
Sexta, Julho 25

Pages

Estudante do CEM 10 de Ceilândia representará o DF no Jovem Senador de 2025

   Maria Eduarda Alves foi selecionada e será a representante do DF no Senado Federal Por  Bruno Grossi , Ascom/SEEDF   A estudante Maria Ed...

  Maria Eduarda Alves foi selecionada e será a representante do DF no Senado Federal

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

A estudante Maria Eduarda Alves (centro) do Centro de Ensino Médio 10 de Ceilândia, é a vencedora do programa Jovem Senador 2025 pelo Distrito Federal | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A manhã da estudante Maria Eduarda Alves, de 17 anos, do Centro de Ensino Médio (CEM) 10 de Ceilândia, nesta sexta-feira (27) foi cheia de surpresas. A jovem foi surpreendida ao receber o anuncio de que foi selecionada para representar o Distrito Federal no programa Jovem Senador 2025. O anúncio foi feito em uma cerimônia realizada na escola.

 

A estudante Emanuelle Lana, de 17 anos, representante do DF na edição de 2024 e aluna do CEM de Taguatinga Norte, foi a responsável por anunciar a nova vencedora diante da comunidade escolar. Maria Eduarda revelou seu entusiasmo e contou que já participou de outros projetos de protagonismo juvenil na política, como o Parlamento Estudantil da Câmara Legislativa do DF.

 

Amo a política, e acredito que, quando a gente quer muito uma coisa e se esforça, a recompensa vem”, afirmou. Apaixonada pela área, a jovem já traça os próximos passos: pretende cursar Relações Internacionais no ensino superior.

 

A premiação contou com representantes da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e coordenadores do programa no Senado Federal. Maria Eduarda terá a oportunidade de representar o DF na Semana de Vivência Legislativa, que acontece de 5 a 9 de agosto, no Senado Federal.

 

Apoio de professores na inscrição

 

A jovem senadora foi selecionada por meio do concurso de redação do programa, que neste ano teve como tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. O texto foi escolhido entre os melhores produzidos por estudantes da rede pública do DF e passou por uma seleção feita por comissões avaliadoras da SEEDF e do Senado.

 

Além da estudante, foi homenageada a professora de português Celeste Maria Napoleão, responsável pela orientação da redação vencedora. Celeste celebrou a conquista da estudante e reforçou a importância da produção textual e da formação cidadã no ambiente escolar. “Estou muito feliz pela Maria Eduarda. O concurso Jovem Senador é fantástico, incentiva os estudantes a refletirem sobre temas importantes. Levar nossos alunos para um espaço de decisões como o Senado Federal é a cidadania sendo exercida de verdade”, ressaltou a professora.

 

Do pátio da escola ao plenário do Senado

 

A professora de Português Celeste Maria Napoleão, responsável pela orientação da redação, e a estudante vencedora Maria Eduarda Alves | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A parceria entre o Senado Federal e as secretarias estaduais de Educação objetiva promover o conhecimento sobre o processo legislativo e incentivar a participação política e cidadã dos estudantes da rede pública. A iniciativa é voltada para alunos do ensino médio, com até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025.


O coordenador da Diretoria de Ensino Médio da SEEDF, João Tadeu Maia, destacou a importância do trabalho coletivo para o sucesso do programa no DF. “É muito emocionante ver o resultado de todo esse processo, que só acontece graças ao esforço conjunto das regionais de ensino, das equipes gestoras e dos professores”. Este ano foi registrado uma participação recorde de redações na terceira etapa da seleção.

 

O coordenador do concurso no Senado Federal, George Cardim, celebrou o alcance do programa em 2025. Nesta edição, mais de 160 mil estudantes de 4.202 escolas públicas de todo o Brasil enviaram suas redações. Cardim destacou o avanço da participação feminina: em 2025, 21 das 27 vagas foram ocupadas por jovens senadoras.

 

Mais de dois milhões de estudantes do ensino médio da rede pública já participaram do programa ao longo dos anos. É um número expressivo que reforça o impacto positivo da iniciativa na formação cidadã dos nossos jovens.

George Cardim,coordenador do concurso no Senado Federal

 

Ele lembrou ainda que o programa já acumula 16 concursos de redação realizados desde a sua criação. “Mais de dois milhões de estudantes do ensino médio da rede pública já participaram do programa ao longo dos anos. É um número expressivo que reforça o impacto positivo da iniciativa na formação cidadã dos nossos jovens”, concluiu.

 

O Programa Jovem Senador

 

Durante a semana de atividades no Senado, os jovens senadores assumem papéis, debatem propostas e aprovam sugestões que poderão ser encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa. “Esses jovens vêm ao Congresso Nacional, tomam posse como senadores e discutem os problemas do país, além de apresentar sugestões que podem virar leis. Já temos 20 propostas em tramitação, algumas votadas em comissões e até no plenário do Senado”, explicou George.

 

Duas dessas sugestões, elaboradas por estudantes, foram aprovadas no ano passado e encaminhadas à Câmara dos Deputados.


Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Montes Claros sedia 1ª Virada Oncológica do Norte de Minas n...

GDF homenageia forças de segurança por desempenho nos Jogos ...

GDF: faz investimento de R$ 1 bilhão, em empreendimento de S...

Jornada destaca Atenção Domiciliar no Distrito Federal

Afogamento: um minuto pode ser fatal

GDF investe mais de R$ 2 milhões em sistema de climatização ...

Torção testicular: situação pode ser grave e exige intervenç...

Hospital de Santa Maria é referência em atenção materno-infa...

Campeonato Brasileiro Série A 16ª Rodada 24.07.2025 – 5ª ...

Campeonato Brasileiro Série A 16ª Rodada 24.07.2025 – 5ª...