Page Nav

HIDE
Terça, Julho 8

Pages

Estudantes da rede estadual fazem terceiro teste de redação para o Enem na próxima quarta-feira (25/6)

  Simulado promovido pelo Governo de Minas avalia a escrita de mais de 700 mil alunos, com correção feita por Inteligência Artificial O Gove...

 

Simulado promovido pelo Governo de Minas avalia a escrita de mais de 700 mil alunos, com correção feita por Inteligência Artificial

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), realiza na próxima quarta-feira (25/6) o terceiro teste de redação voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é destinada aos estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual.

Cerca de 700 mil estudantes devem participar da atividade, que faz parte da estratégia de preparação intensiva para o Enem 2025. O objetivo é oferecer uma experiência real de prova, permitindo que os alunos se familiarizem com o formato e a estrutura da redação do exame.

“Mais do que uma preparação para o Enem, esses testes representam uma oportunidade de aprendizagem real para os nossos estudantes. Ao simular a prova de redação, conseguimos mapear desafios, acompanhar avanços e, principalmente, oferecer o suporte necessário para que todos evoluam. É assim que construímos uma educação pública mais justa e efetiva”, destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Aplicação

O teste será aplicado em sala de aula, com duração sugerida de 50 minutos. Os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA farão uma redação no formato dissertativo-argumentativo, conforme exigido no Enem. 

Já os alunos do 1º ano e do 1º período da EJA escreverão uma carta argumentativa e terão a correção realizada a partir de quatro critérios específicos para a carta argumentativa, os quais incluem: norma culta e ortografia, adequação ao gênero e ao tema, argumentação, coesão e coerência

Cada participante receberá três folhas: uma com os textos motivadores e o tema da redação, uma para o rascunho e outra para a versão final. A correção será feita por Inteligência Artificial, por meio do envio de fotos da redação em formato JPEG. A tecnologia reconhece o texto manuscrito e avalia a produção com base nas cinco competências exigidas pelo Enem.

Os resultados dos dois primeiros testes de redação já estão disponíveis na Plataforma Enem MG, com análises detalhadas que ajudam estudantes e professores a identificar pontos fortes e aspectos a serem aprimorados. 

Plataforma Enem MG

Lançada pelo Governo de Minas, a Plataforma Enem MG é uma ferramenta inovadora para preparação dos estudantes da rede estadual. Com tecnologia de Inteligência Artificial, a solução corrige automaticamente redações manuscritas, oferece trilhas personalizadas de estudos e suporte pedagógico para educadores.

Em parceria com a Britannica Education, líder global em conteúdo educacional, a plataforma garante acesso a materiais de alta qualidade, alinhados ao Enem.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Campeonato Brasileirão Série B | 15ª Rodada 07.07.2025 – 2ª...

Governo de Minas oficializa posse da diretoria da Artemig e ...

Celina Leão, destaca o Pró-Jovem Digital que chegou para abr...

Celina Leão Inaugura em Santa Maria um ginásio novinho no Ce...

Emprego no DF: há 671 oportunidades, destacando a demanda po...

No Dia Mundial da Alergia, entenda riscos e tratamentos

A Adasa comunica suspensão de tarifas a Associação de Produt...

O GDF lança a primeira Política Estadual de Saúde Mental no ...

Proteção contra meningite, vacinação ACWY é disponibilizada ...

Governo de Minas disponibiliza mais de 13 mil vagas em curso...