Fotos: Divulgação/IgesDF Tecnologia permite mais precisão em cirurgias, amplia tratamentos realizados em ambulatório e fortalece assistênc...
Tecnologia permite mais precisão em cirurgias, amplia tratamentos realizados em ambulatório e fortalece assistência especializada no SUS
Por Giovanna Inoue
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), referência em oftalmologia de alta complexidade no Centro-Oeste, recebeu quatro novos equipamentos para exames e procedimentos oftalmológicos, em um investimento de R$ 1,4 milhão destinado pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A modernização vai ampliar a capacidade assistencial de um serviço que realiza, em média, 330 cirurgias por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de garantir mais precisão e segurança aos pacientes.
Entre os equipamentos entregues está um microscópio cirúrgico oftalmológico de última geração, utilizado em procedimentos de alta complexidade, como cirurgias de catarata, glaucoma, córnea e retina. O aparelho começou a ser utilizado neste mês e representa um avanço tecnológico em relação aos equipamentos já existentes na unidade.
Segundo o cirurgião oftalmológico do HBDF, Carlos José, a nova tecnologia proporciona melhor visualização das estruturas oculares, favorecendo a precisão dos procedimentos.
“Nas cirurgias oftalmológicas trabalhamos em um campo milimétrico. Ter uma imagem mais clara e nítida permite que o profissional realize os procedimentos com maior segurança e destreza. Além disso, o equipamento possui sistema de vídeo com gravação, que também contribuirá para a capacitação e o aprendizado das equipes”, explica.
Mais tratamentos e menos necessidade de centro cirúrgico
Além do microscópio, o Hospital de Base, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), recebeu um fotocoagulador a laser, equipamento utilizado no tratamento de diversas doenças da retina. O aparelho é o primeiro do tipo na unidade e permite que parte dos procedimentos seja realizada em ambiente ambulatorial, dispensando a ocupação de salas cirúrgicas.
A chefe da Oftalmologia do HBDF, Stefânia Diniz, destaca que a novidade beneficia tanto os pacientes quanto o serviço de saúde.
“O laser torna o tratamento mais acessível porque o paciente não precisa ser encaminhado para uma sala de cirurgia. Conseguimos aumentar a quantidade de procedimentos realizados, reduzir custos e oferecer mais comodidade ao usuário”, afirma.
Também foram incorporados ao parque tecnológico da unidade um vitreófago com facoemulsificador, empregado em cirurgias de retina para tratar sangramentos, inflamações, infecções e descolamentos, e um biômetro óptico, utilizado para medições oculares essenciais no planejamento cirúrgico.
Serviço
O Hospital de Base é referência em oftalmologia de alta complexidade no Distrito Federal. O atendimento é realizado pelo SUS para pacientes encaminhados pela rede pública, por meio da regulação da Secretaria de Saúde, além de usuários atendidos em situações de urgência e emergência oftalmológica.
Da redação do Portal de Notícias da Tribuna FM Brasília
Editor Responsável : Ronaldo Nunes, Jornalista




Nenhum comentário