São Cristóvão Mascote – Cabra Fundação: O São Cristóvão de Futebol e Regata...

São Cristóvão Mascote – Cabra
Fundação: O São Cristóvão de Futebol e Regatas foi fundado no dia 12 de outubro de 1898, no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro.
Resumo Histórico: O são Cristóvão de Futebol e Regatas surgiu através de uma fusão entre 02 Clubes, o Clube de Regatas São Christóvão, que disputava competição de Regatas, fundado em 12 de outubro de 1898 e o São Christóvão Athletic Club, que disputava competições de Futebol, fundado em 15 de julho de 1909. A fusão ocorreu no dia 13 de fevereiro de 1943, quando o São Cristóvão, na época, ostentava um título de Campeão Carioca de Futebol conquistado em 1926. O novo Clube manteve a data de fundação do Clube de Regatas e o título de campeão. A primeira partida oficial disputada pelo São Cristóvão foi no dia 01 de agosto de 1909, contra o extinto Piedade Futebol Clube, com a vitória do São Cristóvão por 5 X 1. Em 02 de julho de 1919, o São Cristóvão, em partida válida pelo Campeonato Carioca, goleou o Social Clube Mangueira pelo placar de 11 X 1. O atacante do Clube Cadete, Brás de Oliveira, marcou 09 gols, recorde daquela competição estadual até os dias de hoje, compartilhado com o jogador do Botafogo Gilbert Hilme, que também marcou contra o mesmo adversário, o Mangueira, o mesmo número de gols em uma só partida.
Em 1926, com uma campanha irretocável, o São Cristóvão conquistou o primeiro título de sua história, o Campeonato Carioca daquela edição, contabilizando 14 vitórias, 2 empates e apenas 02 derrotas. Disputou em pé de igualdade com clubes expressivos como Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense, Bangu e América. Naquela competição, goleou o Flamengo (5 X 0) e (5 X1), o Fluminense (4 X 2) e o Botafogo por (6 X 3).

Time do São Cristóvão – Campeão Carioca de 1926
Em 1934, o São Cristóvão passou por um outro grande momento de sua trajetória, quando conquistou o Vice-Campeonato Carioca daquele ano através de uma campanha irretocável, superando grandes forças do futebol carioca. Em 1937, quando disputava o Campeonato Carioca pela Liga Metropolitana de Futebol (FMD), junto com Vasco da Gama, Botafogo, Bangu, Madureira, Olaria, Carioca e Andarahy, o futebol do Rio de Janeiro era administrado por 02 ligas separadamente, a FMF e a LCF. Os clubes se uniram para disputar o campeonato carioca de forma unificada. Na ocasião da fusão, o São Cristóvão liderava o campeonato da FMD com 100% de vitórias em 07 jogos disputados no 1º turno. Faltavam 02 jogos para o Vasco da Gama concluir o 1º Turno, teria ainda de enfrentar o Botafogo e o Olaria. Porém, nenhuma das 03 equipes possuíam chances de chegarem a 1ª colocação. A liga FMD foi dissolvida abruptamente e a competição foi paralisada. De acordo com a edição de 04 de setembro de 1937, o Jornal dos Sports reconheceu o São Cristóvão como legítimo Campeão Carioca de 1937. Somente em dezembro de 2023, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) reconheceu o título conquistado pelo São Cristóvão. Em 1950, o São Cristóvão conquistou o Torneio Quadrangular da cidade de Campinas com a participação do Guarani, Ponte Preta e do América do Rio de Janeiro. Em 1953, o São Cristóvão recebeu em seu estádio a visita do Dínamo de Zagreb, um dos principais clubes da Croácia, para um amistoso que terminou empatado pelo placar de 3 X 3. Em 1975, ocorreu a melhor atuação do time do São Cristóvão no Estádio do Maracanã, quando enfrentou o Flamengo de Zico em jogo válido pelo Campeonato Carioca daquele ano. O São Cristóvão começou perdendo a partida por 2 X 0 e, através de uma reação sensacional, venceu a partida de virada pelo placar de 3 X 2, sendo que os 03 gols do time Cadete foi fruto de assistências do ex-jogador flamenguista Fio Maravilha já em fim de carreira. Em 1978, aconteceu a última boa campanha do São Cristóvão no Campeonato Carioca, quando venceu alguns jogos contra os grandes clubes do futebol do Rio de Janeiro. Em 1995, o São Cristóvão Futebol e Regatas disputou a elite do Futebol Carioca (Série A1) pela última vez. Em 1996, disputou a Série A2 (2ª Divisão) do Campeonato Carioca. Em 1997, o São Cristóvão terminou o Campeonato Carioca Série A2 na 3ª Colocação.
Entre 1998 a 2000, disputando o Campeonato Carioca Série A2 (2ª Divisão), o São Cristóvão teve o seguinte desempenho:
Em 2011, o São Cristóvão voltou a disputar uma final, desta vez através de um torneio amistoso denominado “Copa Yasmin de Verão”, que foi disputado pelos seguintes Clubes:
Time do São Cristóvão de 2011

Em 2012, o São Cristóvão fez uma péssima campanha no Campeonato Carioca da Série A-2 (Segunda divisão). Terminou a competição na 19ª colocação dentre 22 clubes participantes, deixando a marca de ser o primeiro campeão carioca a ser rebaixado para a Terceira Divisão do Campeonato Estadual. Em 2013, disputou a Série B1 (3ª Divisão), terminando a competição na 14ª colocação dentre 33 equipes participantes. Em 2014, após permanecer por 02 temporadas na Série B1 (3ª Divisão), terminou o campeonato na 3ª colocação e conquistou o acesso à Série A2 (Segunda Divisão) a ser disputada em 2015. Em 2015, no seu retorno à Série A2, fez um campeonato regular, terminando a competição na 11ª Colocação dentre 18 clubes participantes. Em 2017, o São Cristóvão teve uma acentuada queda técnica, fez um péssimo Campeonato Carioca da Série A2 e terminou a competição na 20º colocação dentre 21 equipes participantes, sendo rebaixado para Série B1 (3ª Divisão). O São Cristóvão permaneceu na Série B1, 3ª Divisão do Campeonato Carioca de 2018 a 2022 e foi rebaixado à Série B2 (4ª Divisão), o pior momento da história do Clube. Em 2023, disputando a Série B2, conquistou o Campeonato Carioca daquela divisão e o retorno à Série B1. O jogo final foi disputado contra o Belford Roxo em partidas de ida e volta.

Em 2026, o São Cristóvão disputa o Campeonato Carioca Série B1 que tem o término previsto para 06 de dezembro.
Localização: O São Cristóvão Futebol e Regatas está sediado no Bairro Imperial de São Cristóvão, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O bairro possui várias atrações turísticas, como a Quinta da Boa Vista e a feira de São Cristóvão, reduto de nordestinos residentes na Cidade do Rio de Janeiro e visitantes de todo o país. Em 2003, o então prefeito Cesar Maia aproveitou o espaço de um pavilhão existente em São Cristóvão para abrigar a Feira Nordestina, que antes funcionava em um estacionamento em volta do campo de São Cristóvão. Era a maior aglomeração de tradições nordestinas, um local icónico fora da Região Nordeste e muito frequentado, principalmente nos finais de semana e feriados.

Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro

Feira de São Cristóvão – reduto cultural nordestino: gastronomia, artesanato e lazer
Estádio: O São Cristóvão de Futebol e Regatas manda seus jogos no Estádio Ronaldo Luís Nazário de Lima, com capacidade atual para 1.100 espectadores. Foi inaugurado no dia 23 de abril de 1916, com a denominado Estádio Figueira de Melo, através de uma partida amistosa entre o São Cristóvão e o Santos Futebol Clube, cujo placar foi o empate de 1 X 1. O Nome atual do Estádio é uma homenagem a uma das maiores revelações do clube e do futebol mundial: Ronaldo Fenômeno.
Ronaldo Fenômeno

Estádio Ronaldo Luís Nazário de Lima – São Cristóvão – RJ




Nenhum comentário